Mais uma vez o município de Jaguarão foi destaque pelo seu artesanato em lã crua. Mulheres do município receberam prêmios durante a 82ª Expofeira de Arroio Grande.
A artesã Marisa Sousa da Silveira recebeu duas premiações: a primeira com uma bolsa mochila feita em Feltragem, destaque em inovação, e a segunda com uma almofada de pelego, classificada com 1º Lugar na categoria pelego.
Além de Marisa, outras quatro artesãs também trouxeram premiações para o município: Joana Oliveira (feltragem), Gilda Feijó (crochê), Eva Dutra (fio), e Nilda Silveira (crochê jacquard).
Emocionada, Marisa destacou que conheceu a técnica há cerca de dois anos no curso do SENAR em parceria com Sindicato Rural de Jaguarão, e logo se apaixonou. Desde então, foi sempre se aprimorando. “Sempre aprendemos coisas novas. Um curso só não basta. Já passei por muitos e quero e preciso de mais”, afirma a artesã.
Sobre a prática do artesanato em lã crua
O artesanato em lã crua é uma técnica milenar. Foi o primeiro tecido que se teve conhecimento no mundo. A palavra tecido vem da palavra tear.
Depois, na era industrial, apareceu o tecido do tear e todas as tramas, que são em fios.