Rinconada: o grande encontro da cultura gaúcha está de volta à fronteira em Jaguarão

Em apresentação única no Brasil, show equestre reúne prendas, gaúchos e cavalos. Espetáculo promete emocionar o público. (Foto: Alice Rosa)

A quarta edição da Rinconada, realizada de 22 a 25 de janeiro em Jaguarão, deve reunir aproximadamente 15 mil pessoas nos quatro dias. A festa, com entrada gratuita, reúne provas de doma, gineteadas e tiro de laço com a participação de tropilhas do Brasil, Argentina e Uruguai. A programação inclui ainda gastronomia típica, shows musicais, desfile temático e um singular espetáculo equestre com a participação de ginetes, cavalos e bailarinas em uma apresentação emocionante.

“A Rinconada é hoje a festa de cultura campeira mais completa do Brasil, pois consegue reunir as melhores tropilhas do estado, além de grupos uruguaios e argentinos, uma variada programação cultural e o show equestre, que só se vê aqui. É uma festa tradicionalista que não se tem em nenhum outro lugar”, afirmou Guilherme Balhego, patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Rincão da Fronteira, entidade responsável pela organização e promoção do evento.

Realizada pela primeira vez em 1989, a Rinconada reuniu ginetes brasileiros e uruguaios em uma grande festa que movimentou a fronteira, mas apesar do sucesso foi descontinuada até 2023, quando a ideia foi retomada pela patronagem do CTG.

“Isso tudo acontece paralelo às festividades alusivas à epopeia do 27 de janeiro de 1865, que é o aniversário do município e, o dia em que o povo de Jaguarão e junto com algum efetivo militar expulsou os uruguaios que tentaram invadir o Brasil. Esse fato rendeu o título de Cidade Heróica”, explicou.

A edição 2026 homenageia o casal Lineu e Lucinha Passos, históricos e ativos integrantes do CTG Rincão da Fronteira, por suas contribuições ao movimento tradicionalista gaúcho.

Evento espera receber público superior à 15 mil pessoas. (Foto: Duetto Films)

Onde a Pampa se encontra

Diz o poeta: “a Pampa é um país de três bandeiras”. Dentro deste contexto, a Rinconada é o grande encontro deste povo unido por uma mesma cultura e separado por fronteiras impostas pelas guerras coloniais. E nada mais gaúcho do que celebrar essa união com um festival de provas campeiras disputadas nos moldes do praticado nos três cantos da Pampa. Assim, o público poderá assistir gineteadas disputadas nos modelos em pêlo e com garupa sureña; basto oriental e basto argentino.

“A premiação de mais de R$ 60 mil e o fato de não se cobrar inscrição e, ainda, garantir ajuda de custo às tropilhas, atrai os melhores ginetes dos países vizinhos e do Rio Grande do Sul para a Rinconada”, disse.

Prendas, gaúchos e cavalos em um balé campeiro

A Rinconada apresenta este ano shows com os grupos Carqueja e Quarteto Fronteira, na noite de sábado (24) e Guto Gonzalez e Banda Portal 4, no domingo (25).

A atração especial, no entanto, é o show equestre que reúne prendas, gaúchos e cavalos em um emocionante espetáculo de dança tradicionalista no meio da arena e que reúne animais e ginetes premiados em provas como o Freio de Ouro. As coreografias estão sendo ensaiadas há meses pelo corpo de dança escolhido entre membros das diferentes entidades tradicionalistas da cidade.

“Nossa prioridade é garantir, todos os anos, um grande espetáculo da cultura gaúcha, seja nas provas campeiras ou nas atrações artísticas. O show equestre, por exemplo, não se tem em outro lugar do Brasil. Então a Rinconada é, realmente, um grande evento para toda a família”, afirmou.