Jaguarão: Sociedade Independente Cultura realiza mais uma edição da FALA

Abertura foi realizada na noite de quarta-feira (6). (Foto: Divulgação)

A noite de quarta-feira (6), marcou a abertura das atividades da 7ª edição da Feira Alternativa de Literatura e Artes (FALA). O evento promovido pela Sociedade independente Cultural (SIC) aconteceu no Círculo Operário de Jaguarão

A atividade teve a poesia de Lucas Arias, Folkart, Dança Folclórica Latinoamericana, Teatralizando – Teatro e Poesia, lançamento do conto “A menina que queria ser borboleta”, da professora Regiane Gonzalez, e Charla sobre Literatura Africana com o historiador Rafael Barbosa.

Sobre o festival

A FALA nasceu em 2013, protagonizada por artistas e ativistas, membros e simpatizantes da SIC, desejosos de fazer acontecer a cultura na fronteira! Neste ano, em sua 7ª edição, a FALA será durante todo o mês de setembro. Sim, é um evento de longa duração, que incita muito planejamento, mobilização de muitas pessoas e que impulsiona compartilhamento de histórias, memórias e sonhos.

Como o próprio nome diz, essa é uma feira alternativa e, portanto, possui uma dinâmica diferenciada. Nosso intuito principal é realizar atividades como oficinas artístico-culturais nas escolas de Jaguarão e de Rio Branco; oficinas estas que são realizadas graças a participação voluntária de profissionais, estudantes e artistas em geral, bem como, da parceria das escolas que recebem com muito entusiasmo a equipe.

Além das oficinas, a extensa programação conta com várias atividades, tais como exibição de audiovisual; lançamento de livros, encontro cultural, apresentação de teatro de sombras com estudantes do Ensino fundamental; charlas literárias, palestras, etc, tanto em Jaguarão como em Rio Branco.

Toda essa movimentação na fronteira vem para reafirmar a importância da valorização da diversidade cultural – patrimônio comum da humanidade; e de ações que possibilitem a integração cultural fronteiriça, fato que potencializa o desenvolvimento de ambos os países, bem como a transformação social-cidadã.

O evento, que terá programação no mês de setembro, é coordenado por Kênya Jessyca Martins de Paiva e conta com apoio da Unipampa, Ifsul, SECULT Jaguarão, Casa Azpiroz, Sebo Literatum, Prefeitura de Río Branco, Amigos – comunicação visual, Liceo Dr. Anibal Acosta Estapé, Escuela 18, Escuela 12, Ilê Axé Mãe Nice de Xangô, Biblioteca Municipal de Jaguarão, SMED – Jaguarão, Theatralizando, Rádio do Ruba, Jaguarão FM, Fronteras Culturales, Círculo Operário, Casa Ecosol, Espaço Namastê, Jornal Tradição Regional.

Confira a programação das atividades

12/09

Palestra “Escrita de contos a partir do filme “Cada um na sua casa” com as professoras da Escuela 12 e 18 (Rio Branco -UY), Jessica Pereira e Carmem Pereira. Música com a banda “Jura que é só elas”.

Local: Auditório da Unipampa

Horário: 19h30

13/09

Atividade do projeto “Esquinas del Sur” – Org: Unipampa, IFsul, Lalli, Musicando História e Esquinas dele Sur.

Roda de conversa às 16h e Sarau às 19h.

Local: Theatro Esperança.

16/09

Oficina aberta: “Métodos básicos para conservação e acondicionamento de acervos em papel”, com Bruna Ávila.

Local: Círculo Operário, sala 07.

Horário: 15h30

18/09

Charla “Divulgando o tema Etarismo e Hospitalidade” com Sandra Ferreira, Graduada em Hotelaria e Pós Graduanda em Gestão da Sustentabilidade – UFPEL.

Local: Auditório da Unipampa.

Horário: 19h30

22/09

Teatro de sombras com estudantes do 5° ano do Ensino fundamental: Ana Júlia Pitoni Fraga, Bento Marques, Luísa da Silva Dutra, Helena Vieira Sperb e Rafaela Neves de Faria.

Local: Biblioteca Pública

Horário: 15h

27/09

Encontro cultural – Teatro “Chapeuzinho vermelho Bilíngue – Rio Branco e Jaguarão” – estudantes e Professora Yeica Correa do 3º ano” – Escuela 12; Lançamento do Conto “As botas mágicas do Papai Noel” com a professora Regiane Gonzales; música com Magnum Sória.

Local: Casa de cultura de Rio Branco

Horário: 9h

28/09

Encerramento da FALA – Lançamento do livro “Quileros entre historias y caminos” de Richar Enry e Nicolás Fariña; exibição do audiovisual “El pobre que va por pan” de Richar Enry e Nicolás Fariña; Poesia com Gabriel Zan; música com Valentin Correa e Hélio Ramires.

Local: Biblioteca Pública.

Horário: 19h30

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome