Jaguarão recebe a exposição Fio da Meada no próximo dia 07 de outubro

Foto: Reprodução/Facebook

A exposição “Fio da Meada: Patrimônio Cultural no Território da Lã do RS”, que marcou a inauguração do Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS em Bagé, chega a Jaguarão, no dia 07 de outubro. Além disso, serão oferecidas oficinas com artesãs premiadas que mostrarão o panorama da cultura da lã na região, esta, conhecida pela preservação da técnica do crochê jacquard, patrimônio cultural de Jaguarão. A iniciativa faz parte do projeto Lãs do RS, que busca visibilizar, preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã de ovelha como fonte de conhecimento tradicional e de referência cultural do patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul. A exposição e oficinas do FIo da Meada são realizadas pela Pangea Cultural, parceria da Emater/RS- Ascar e apoio institucional das prefeituras municipais de Bagé, Jaguarão e São Gabriel, financiado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. A exposição será inaugurada no Teatro Esperança (Avenida 27 de janeiro,533) às 14 horas.

Serão quatro oficinas oferecidas a partir do dia 7 (quinta-feira). A museóloga e gestora cultural da Pangea, Letícia de Cássia, ministra a oficina Fio da Meada: pelas mãos, o patrimônio do saber-fazer da lã no RS, a partir das 16h, Teatro Esperança. No dia 8 (sexta-feira), acontecem outras três oficinas com artesãs da região. Às 10h, Vera Regina Ferreira, Eva Dutra e Elci Ferreira Caldas, farão oficina de Fiação em roca e fuso, às 14h, Nilza Oliveira, Ziza Barcellos, Maria Isabel Oliveira e Debora Lima ministram Crochê Jaquard, e às 16h, Marisa Silveira, Marília Ribeiro e Joana Oliveira, ensinam Feltragem molhada para iniciantes. As oficinas são gratuitas e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo whatsapp da Emater/RS – Ascar nos telefones: 53 999 475783 e 53 32611433.
O termo “Fio da Meada” remete a memória dos saberes e fazeres do artesanato em lã natural, matéria-prima vital para o trabalho, principalmente de muitas mulheres artesãs do Estado. Desse modo, a intenção da exposição é homenagear artesãs e seu artesanato em lã e aproximar o público do amor pela lã, por meio de quem detém seus conhecimentos e respeita esta matéria-prima generosa com seus usos e costumes.

A ação tem como parceiros institucionais a Emater/RS – Ascar, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS, RS Criativo, Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR, Museu Antropológico do Rio Grande do Sul – MARS, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – Arco, Federação das Cooperativas de Lã do Brasil – Fecolã, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos – ABCONC, Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã – ADAC, Associação para Grandeza e União de Palmas – AGRUPA, Associação em Defesa da Ecologia Ampla e da Arte – Ecoarte, Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR, Gestio Consultoria, Paramount Têxteis, Cooperativa de Lã Tejupá, Cooperativa de Lãs Mauá, Prefeitura Municipal de Bagé, Prefeitura Municipal de Jaguarão e Prefeitura Municipal de São Gabriel.

SERVIÇO:
Inauguração da exposição e oficinas gratuitas Fio da Meada – Patrimônio Cultural no Território da Lã do RS
Local: Teatro Esperança – Avenida 27 de janeiro,533
Data: 07 de outubro (quinta-feira) Horário: 14h

Oficina Fio da Meada: pelas mãos, o patrimônio do saber-fazer da lã no RS
Ministrante: Leticia de Cássia Data: 07 de outubro (quinta-feira)

Local: Teatro Esperança – Avenida 27 de janeiro, 533

Horário: 16h

Oficina Fio da Meada: Fiação em roca e fuso
Ministrantes: Vera Regina Ferreira, Eva Dutra e Elci Ferreira Caldas

Data: 08 de outubro (sexta-feira)

Local: Teatro Esperança – Avenida 27 de janeiro, 533

Horário: 10h

Oficina Fio da Meada: Crochê Jacquard
Ministrantes: Nilza Peres Oliveira, Ziza Barcellos, Maria Isabel Oliveira e Debora Lima

Data: 08 de outubro (sexta-feira)

Local: Teatro Esperança – Avenida 27 de janeiro, 533

Horário: 14h

Oficina Fio da Meada: Feltragem molhada para iniciantes
Ministrantes: Marisa Silveira, Marília Ribeiro e Joana Oliveira

Data: 08 de outubro (sexta-feira)

Local: Teatro Esperança – Avenida 27 de janeiro, 533

Horário: 16h

VAGAS LIMITADAS – Inscrições gratuitas pelo whatsapp da Emater/RS – Ascar Jaguarão/RS nos telefones: 53 999 475783 e 53 32611433. Conforme demanda poderão ser oferecidas novas oficinas nas próximas semanas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome