Grupo tradicionalista de Jaguarão conquista prêmio em Vergara

Grupo recebeu seis premiações no concurso“Memoria y Esperanza” (Foto: Divulgação)

Mais uma vez Jaguarão foi bem representado em festivais. Dessa vez foi o grupo “Danzas Espuela y Pañuelo” que levou diversas premiações conquistadas no concurso “Memoria y Esperanza”, em Vergara (Uruguai).

Segundo a posteira do grupo, Eduarda Colvara, foram seis premiações nas categorias Malambro (2º lugar), Dupla Juvenil (2º lugar), Quarteto (1º lugar), Grupo Juvenil (1º), Grupo Adulto (1º) e Melhor Bailarina.

Emocionada, Eduarda salienta que o orgulho pelos jovens é imenso. “Há mais ou menos três anos começava uma jornada, um desafio, ser posteira do Espuela Juvenil. Começamos aquele ano sem roupa para dançar e com poucos dançarinos, mas em três semanas nos unimos, eles ensaiaram, fui a Pelotas comprar tecido e rezar para dar tudo certo. Então veio o Festival do El Reecuentro. No primeiro dia não fomos tão bem, mas no domingo demos show e tiramos terceiro lugar. Essa trajetória foi aumentando, os festivais foram aparecendo e nós seguimos ensaiando e eles se superando. Tenho orgulho pelos jovens que se tornaram. Agradeço aos pais por confiarem em mim”.

O grupo

Com o principal objetivo de cultivar e difundir as tradições latino-americanas de raízes pampeanos, no dia 13 de junho de 2006 nasceu em Jaguarão o grupo “Danzas Espuela y Pañuelo”.

Desde sua fundação participam de festivais e encontros no Uruguai e Brasil sendo premiado em diversos deles. Hoje o corpo conta com um grupo juvenil e um grupo de categoria livre, ambos compostos por uruguaios e brasileiros.

Garra e força são as marcas registradas. As apresentações são marcadas do início ao fim pela entrega total dos participantes.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome