Artesãs de Jaguarão comemoram vendas de peças em lã crua na estação mais fria do ano

Marisa Souza Silveira divulgando seu trabalho realizado com pelego. (Foto: Divulgação)

O artesanato de Jaguarão é conhecido regionalmente, e com a chegada do inverno, a procura por peças mais quentes aumenta, sendo produzidas em lã crua.

Iniciando a técnica em 2013, Marisa Souza Silveira ressalta que ama e sente prazer no que faz. Primeiramente, começou com a confecção de tampinhos para bancos e almofadas, tudo de pelego, e com o tempo foi se aprimorando. Hoje, possui diversas peças para decoração de casa.

Marisa escolheu trabalhar com a lã crua através da observação de que o nunicípio possui bastante matéria-prima. “Vi que o pelego é descartado, queimado pelos criadores. Eu fiz do lixo o luxo e não me arrependo, pois a procura é muito grande”, afirma.

Com a pandemia, as vendas presenciais dos artesanatos foram todas canceladas, fazendo que as artesãs se adequassem ao mundo virtual, o que para elas teve grande valia.

Para Débora Lima, que trabalha diretamente com a internet, as vendas nesses primeiros dias de inverno só aumentaram. “Tenho clientes de outros municípios e estados. Estou com agosto e setembro lotados, sem poder pegar mais encomendas e a cada ano aumenta mais”, destaca.

Nilza Oliveira, artesã há mais de 20 anos, diz que costumava vender para as festas dos Centros Tradicionalistas Gaúchos (CTGs), mas devido ao coronavírus não estão mais acontecendo atividades, buscou alternativas e agora vende suas peças para fora. “Vendi para Bagé, Herval, Pelotas e outras cidades, tudo via WhatsApp, e quando a peça está pronta mando pelos Correios. Esse ano, para mim, está bem melhor que o na passado”, ressalta.

Ovinocultura e artesanato
A ovinocultura é uma das economias de Jaguarão e, em consequência, o artesanato em lã é materializado através de práticas que vem de geração há geração. O município possui muitas artesãs que trabalham com a lã, trabalhos esses reconhecidos em toda a região. Ao todo, há premiações de 30 eventos, de 13 municípios: Esteio, Curitiba (PR), Jaguarão, Pelotas, Canela, Herval, São Lourenço do Sul, São Gabriel, Pinheiro Machado, Canguçu, Pedro Osório, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar.

Dados de premiações

1º lugar – 91 premiações

2º lugar – 35 premiações

3º lugar –  4 premiações

Prêmio criatividade – 2 premiações

Prêmio Inovação – 3 premiações

Prêmio Grande Campeã – 3 premiações

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome