Herval: Produção de abóbora ganha destaque no município

O prefeito Ildo Sallaberry (Progressistas) e o vice-prefeito Celso Silveira (Progressistas) receberam recentemente os agricultores Valmir Miliorança (Cachaço) e Leandro Tirone, que possuem o vegetal em alta produção em suas lavouras. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Herval)

A plantação de abóbora em Herval tem surpreendido positivamente os produtores locais, com o crescimento da produção nos últimos anos. Em 2024, em média, foi registrada produtividade de aproximadamente 10 toneladas por hectare nas lavouras do município, segundo a Emater.

O prefeito Ildo Sallaberry (Progressistas) e o vice-prefeito Celso Silveira (Progressistas) receberam recentemente os agricultores Valmir Miliorança (Cachaço) e Leandro Tirone, que possuem o vegetal em alta produção em suas lavouras. Ambos entregaram amostras da plantação da espécie ‘kabocha’ dessa safra.

Sallaberry parabenizou a produção. “Com empenho, a dedicação e o trabalho de pequenos agricultores como esses, o nosso município avança. A administração municipal está empenhada em auxiliar os produtores a se desenvolverem, crescerem e permanecerem no campo, para que mais safras como essas possam ser vistas”, declarou.

O cultivo da abóbora é mais uma alternativa que gera oportunidade de renda, na diversificação da produção da Agricultura Familiar. Segundo levantamento da Emater, 40 produtores cultivam abóbora em terras hervalenses e, juntos, os agricultores somam uma área de 800 hectares, dado que vem crescendo a cada ano.

Através da parceria entre Secretaria de Agropecuária e a Emater, os agricultores recebem todo o suporte técnico e acompanhamento da lavoura, para garantir boa produção na safra. Os bons preços da abóbora, a alta produtividade da lavoura e o baixo custo de produção têm sido os grandes atrativos para o cultivo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome