A Prefeitura de Cerrito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima quarta-
feira (11), a vacinação contra a dengue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e da zona rural do município. A medida integra a ampliação da estratégia definida pelo Ministério da Saúde, que passa a contemplar todos os municípios do Rio Grande do Sul.
A imunização será destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação, conforme orientação do Ministério da Saúde.
No município, o atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, das 7h30 às 13h30 e das 13h30 às 16h30. A Secretaria orienta que pais ou responsáveis procurem a unidade de saúde de referência para garantir a vacinação dentro do período recomendado.
As doses estarão disponíveis na UBS Central, localizada na zona urbana, na UBS Alto Alegre, na localidade de Alto Alegre, e na UBS Ambrosino Peres, na Vila Freire. Para informações, a população pode entrar em contato pelos seguintes números: UBS Central – (53) 99105-7186; UBS Alto Alegre – (53) 99118-5435; UBS Ambrosino Peres – (53) 99162-5693. O telefone geral da Secretaria Municipal de Saúde é (53) 99164-8832.
A ampliação da oferta da vacina no Estado foi anunciada após decisão do Ministério da Saúde. Até então, a estratégia estava restrita a 145 municípios gaúchos, definidos com base no histórico de transmissão da doença. Com a nova medida, a imunização passa a alcançar todo o território estadual, beneficiando cerca de 630 mil crianças e adolescentes na faixa etária elegível.
As doses estão sendo distribuídas aos municípios pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Nesta etapa inicial, 61 mil doses disponíveis em estoque na Secretaria Estadual da Saúde começam a ser repassadas, com novas remessas previstas de forma gradual, conforme a disponibilidade enviada pelo governo federal.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é uma das principais estratégias para reduzir casos graves e internações por dengue e destaca que a população deve manter, de forma permanente, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como eliminação de água parada e cuidados nos domicílios.




