Em meio à pandemia e à estiagem, Cerrito segue com investimentos

Pavimentação realizada na avenida Flores da Cunha (Fotos: Arquivo/Divulgação/Prefeitura de Cerrito)

Com uma população estimada em 6.402 pessoas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Cerrito está realizando ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e à estiagem.

A Covid-19 fez com que a população em geral redobrasse os cuidados com a saúde e a Prefeitura realizou o mesmo, intensificando as ações da vigilância sanitária nos principais pontos de acesso à cidade, com aferição de temperatura e disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para que as equipes de saúde atuem com segurança.

Barreiras sanitárias estão sendo
realizadas no município

Além disso, fiscalizou os estabelecimentos comerciais de acordo com o decreto estadual que previu o fechamento do comércio no Rio Grande do Sul e adquiriu 400 testes rápidos, com recursos da Secretaria de Saúde, para realizar a testagem nos cidadãos que estivessem expostos ao vírus.

De acordo com o prefeito Douglas Rodrigues da Silveira (Progressistas), desses testes, os que fossem positivados seriam testados novamente pelo teste modelo PCR, que analisa as mucosas do nariz e da garganta e que posteriormente é encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Prefeito Douglas Rodrigues
da Silveira fala sobre ações

Até o momento, a cidade não possui casos confirmados da doença.

Outra situação delicada que o município enfrenta, como também o estado, é a estiagem. Por isso, o Executivo preocupou-se em garantir o mínimo para os cerritenses, segundo Silveira, e alcançou 320 famílias com a distribuição de água potável na área rural, além de ter distribuído mais de 200 cestas básicas durante os meses de março, abril e maio.

Mas, ainda, as perdas atingiram as propriedades. Em consequência disso, a Prefeitura disponibilizou o maquinário municipal, terceirizado, para que fossem abertas aguadas e açudes com intuito de possibilitar o acesso dos animais à água.

Sobre as lavouras, o prefeito diz que o ciclo foi completado e que terá reflexo na arrecadação do município nos próximos meses. Reflexo também para o gado leiteiro, que teve a cilagem comprometida devido a não produção de grãos pelas plantas, e sofrerá as consequências durante o inverno.

Ações relacionadas ao projeto Finisa
O Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa), do governo federal, concedeu à cidade, em agosto de 2019, aproximadamente, R$ 7 milhões para melhorias no calçamento e pavimentação de ruas e avenidas, além de recuperações na drenagem pluvial, iluminação pública e reformas no ginásio municipal.

O projeto está dividido em quatro etapas, conforme a demanda do município. Segundo o chefe do Executivo, 80% das obras da primeira etapa estão concluídas, sendo que devem terminar até o final do primeiro semestre de 2021.

Rua Antônio Deodoro Gomes
recebe pavimentação

Até agora, foram calçadas as ruas Hugo Marques Porto, Antônio Deodoro Gomes, José Chaves Ramalho, Sete de Setembro e Edemar Borges Porto. A etapa será concluída após a revitalização do canteiro central da avenida Flores da Cunha, além de iluminação e pavimentação asfáltica em direção à ERS-706.

A Construtora Pelotense é a responsável pela segunda etapa das obras, licitada em 2 de junho de 2020. O trabalho vai contemplar a pavimentação no Distrito do Alto Alegre e pavimentação no Distrito da Vila Freire, além da pavimentação asfáltica na rua Maria Isabel de Souza e a revitalização do Ginásio Conrado Ernani Bento.

Além disso, estão sendo realizadas outras obras, advindas de emendas parlamentares. Dentre elas, na praça Siqueira, com pavimentação nas ruas Flávio Martins e parte da Três de Maio, e também na José Bernabe de Souza.

Para o prefeito, as obras irão mudar o município e dar um ar de urbanização aos dois maiores distritos de Cerrito.

Reabertura do posto da Brigada Militar
Desde o dia 4 de junho, o novo posto da Brigada Militar (BM) está em funcionamento. Localizado na avenida Flores da Cunha, próximo ao Altar da Pátria, o prédio recebeu diversas melhorias nos últimos meses e agora está realizando o atendimento à comunidade.

De acordo com Silveira, o processo de reabertura do posto está acontecendo desde o final de 2018 com diversas reuniões entre o Executivo, o governador Eduardo Leite (PSDB), o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB) e o Comando Regional da Brigada Militar em Pelotas, na figura do tenente-coronel André Márcio Facin. Além deles, o prefeito conseguiu apoio do deputado estadual Luiz Marenco (PDT) e da vereadora Karina Gonçalves (PDT) para a demanda envolvendo o posto.

A reforma foi feita com doações da comunidade cerritense e mão de obra dos servidores municipais. “O empenho da comunidade e de todos os atores municipais foram primordiais para a abertura desse posto”, afirmou.

O telefone disponível do plantão, para casos de urgência e emergência, é (53) 99708-9623.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome