Com uma população estimada em 6.402 pessoas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Cerrito está realizando ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e à estiagem.
A Covid-19 fez com que a população em geral redobrasse os cuidados com a saúde e a Prefeitura realizou o mesmo, intensificando as ações da vigilância sanitária nos principais pontos de acesso à cidade, com aferição de temperatura e disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para que as equipes de saúde atuem com segurança.
Além disso, fiscalizou os estabelecimentos comerciais de acordo com o decreto estadual que previu o fechamento do comércio no Rio Grande do Sul e adquiriu 400 testes rápidos, com recursos da Secretaria de Saúde, para realizar a testagem nos cidadãos que estivessem expostos ao vírus.
De acordo com o prefeito Douglas Rodrigues da Silveira (Progressistas), desses testes, os que fossem positivados seriam testados novamente pelo teste modelo PCR, que analisa as mucosas do nariz e da garganta e que posteriormente é encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Até o momento, a cidade não possui casos confirmados da doença.
Outra situação delicada que o município enfrenta, como também o estado, é a estiagem. Por isso, o Executivo preocupou-se em garantir o mínimo para os cerritenses, segundo Silveira, e alcançou 320 famílias com a distribuição de água potável na área rural, além de ter distribuído mais de 200 cestas básicas durante os meses de março, abril e maio.
Mas, ainda, as perdas atingiram as propriedades. Em consequência disso, a Prefeitura disponibilizou o maquinário municipal, terceirizado, para que fossem abertas aguadas e açudes com intuito de possibilitar o acesso dos animais à água.
Sobre as lavouras, o prefeito diz que o ciclo foi completado e que terá reflexo na arrecadação do município nos próximos meses. Reflexo também para o gado leiteiro, que teve a cilagem comprometida devido a não produção de grãos pelas plantas, e sofrerá as consequências durante o inverno.
Ações relacionadas ao projeto Finisa
O Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa), do governo federal, concedeu à cidade, em agosto de 2019, aproximadamente, R$ 7 milhões para melhorias no calçamento e pavimentação de ruas e avenidas, além de recuperações na drenagem pluvial, iluminação pública e reformas no ginásio municipal.
O projeto está dividido em quatro etapas, conforme a demanda do município. Segundo o chefe do Executivo, 80% das obras da primeira etapa estão concluídas, sendo que devem terminar até o final do primeiro semestre de 2021.
Até agora, foram calçadas as ruas Hugo Marques Porto, Antônio Deodoro Gomes, José Chaves Ramalho, Sete de Setembro e Edemar Borges Porto. A etapa será concluída após a revitalização do canteiro central da avenida Flores da Cunha, além de iluminação e pavimentação asfáltica em direção à ERS-706.
A Construtora Pelotense é a responsável pela segunda etapa das obras, licitada em 2 de junho de 2020. O trabalho vai contemplar a pavimentação no Distrito do Alto Alegre e pavimentação no Distrito da Vila Freire, além da pavimentação asfáltica na rua Maria Isabel de Souza e a revitalização do Ginásio Conrado Ernani Bento.
Além disso, estão sendo realizadas outras obras, advindas de emendas parlamentares. Dentre elas, na praça Siqueira, com pavimentação nas ruas Flávio Martins e parte da Três de Maio, e também na José Bernabe de Souza.
Para o prefeito, as obras irão mudar o município e dar um ar de urbanização aos dois maiores distritos de Cerrito.
Reabertura do posto da Brigada Militar
Desde o dia 4 de junho, o novo posto da Brigada Militar (BM) está em funcionamento. Localizado na avenida Flores da Cunha, próximo ao Altar da Pátria, o prédio recebeu diversas melhorias nos últimos meses e agora está realizando o atendimento à comunidade.
De acordo com Silveira, o processo de reabertura do posto está acontecendo desde o final de 2018 com diversas reuniões entre o Executivo, o governador Eduardo Leite (PSDB), o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB) e o Comando Regional da Brigada Militar em Pelotas, na figura do tenente-coronel André Márcio Facin. Além deles, o prefeito conseguiu apoio do deputado estadual Luiz Marenco (PDT) e da vereadora Karina Gonçalves (PDT) para a demanda envolvendo o posto.
A reforma foi feita com doações da comunidade cerritense e mão de obra dos servidores municipais. “O empenho da comunidade e de todos os atores municipais foram primordiais para a abertura desse posto”, afirmou.
O telefone disponível do plantão, para casos de urgência e emergência, é (53) 99708-9623.