Cerrito: Município inaugura galeria Victor Marques

No local, foi descerrada placa de instalação de usina elétrica, localizada na Vila Estação Cerrito. (Foto: Divulgação)

No sábado (8), foi inaugurada no Gabinete Municipal a Galeria Victor Marques Porto, uma homenagem ao cerritense que foi ex-prefeito de Canguçu e também de Pedro Osório. A família do homenageado, representado pelos filhos Victor Hugo da Fonseca Porto e Nelma Porto da Cunha, netos, bisnetos e demais familiares estiveram presentes.

No local foi descerrada placa de instalação da usina elétrica localizada na Vila Estação Cerrito, em 7 de outubro de 1951. O então prefeito de Canguçu, natural da Vila Cerrito, inaugurou, juntamente com a sua esposa, a usina que iria atender a população de Cerrito naquele período. Juntamente com a placa histórica, foram fixadas imagens da inauguração da estação, cedidas por Nilvia Porto Feijó à Prefeitura do município.

Em sua fala, durante a homenagem, o prefeito Douglas Silveira (Progressistas) destacou a importância do ato. “Um povo que não sabe de onde veio, não sabe para onde vai, por isso precisamos valorizar os filhos ilustres da nossa terra que muito contribuíram com a nossa história”, disse. Ele também aproveitou a oportunidade para informar que em breve o espaço contará com uma imagem de Victor Marques Porto, que está sendo restaurada para posterior instalação.

Histórico

Victor Marques Porto nasceu em 12 de abril de 1908, na localidade de Cerrito, na época 3º distrito de Canguçu. Aos 13 anos, trabalhava como empregado do comércio, sendo posteriormente comerciante no ramo de secos e molhados e produtos coloniais, área na qual atuou por 60 anos.

Foi eleito prefeito do município de Canguçu em 15 de novembro de 1947 pelo Partido Social Democrático e assumiu o cargo em 1º de janeiro de 1948, governando até 31 de dezembro de 1951.

Participou do grupo de pessoas que trabalharam para a emancipação do município de Pedro Osório. Assumiu como prefeito de Canguçu durante o período de 1967 a 1969 devido à renúncia do Prefeito Armando Barbosa. Faleceu em 26 de outubro de 1986. As informações são da Prefeitura de Canguçu.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome