Vereador Fernando Enfermeiro (PSD) fala sobre projetos voltados à saúde em Capão do Leão

Vereador Luis Fernando Pereira (PSD), o Fernando Enfermeiro, destaca que as ações propostas por seu mandato são voltadas à melhoria na saúde dos cidadãos. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

O vereador Luis Fernando Pereira (PSD), o Fernando Enfermeiro, esteve, na segunda-
feira (17), na sede do JTR para falar sobre projetos que têm e ainda devem ser propostos, com o objetivo de contribuírem para o município.

Por ser da área da saúde, o parlamentar costuma focar as suas ações políticas pensando nos quesitos deste âmbito, tendo sido, inclusive, esta a porta de entrada para o Legislativo. “Minha trajetória com a política foi por causa da saúde. Eu comecei com a enfermagem em 2000, fazem 23 anos, e aí tu vai vivendo esse sofrimento da população, tu vai vendo a carência que as pessoas têm por serviços públicos, por políticas públicas de atendimento à saúde”, conta.

Durante os anos em que trabalhou com os pacientes de Capão do Leão, ele conta que notou diversas demandas que deveriam ser cumpridas e começou pensar de que forma o faria. “Comecei a sentir aquela necessidade de fazer algo mais do que apenas atender na sala de enfermagem. Como que eu posso ajudar pra que as pessoas sejam melhor atendidas?’, questiona. “Eu ouvi uma frase do falecido Leonel Brizola, que ele diz com aquele jeitão, aquele sotaque dele ‘se o político não faz exatamente aquilo que tu gostaria que fosse feito, tu tem que entrar na política pra tentar fazer’. Aí veio aquele start, de que é isso que está faltando”, completa.

Foi pensando deste modo que Pereira entrou para a política e vem engajando propostas para a saúde. Após ser eleito como vereador pela segunda vez, participou da elaboração do projeto de lei de incentivo ao planejamento familiar, junto ao vereador Rafael Peres (PSD), com base no projeto criado pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União).

A iniciativa, registrada e sancionada pelo Executivo, possibilita a colocação de implantes de contraceptivos subcutâneos. O profissional salienta a importância da execução do projeto.
“A gente vê muito hoje adolescentes, jovens, engravidando sem planejar, aí interrompe toda uma trajetória dos estudos, do trabalho, de vida, põe no mundo uma criança…se tem uma estrutura familiar, eu mesmo fui pai muito cedo, minha mulher também, mas nós tínhamos uma estrutura, família pra nos orientar”, pontua.

Já na Lei nº 2239 de 2023, registrada pelo Executivo e proposta pelo vereador, foi instituída a carteira social, que dá atendimento prioritário a pacientes oncológicos, crianças e pais de pacientes que tenham a Síndrome de West. “É um tipo de encefalopatia, um tipo de epilepsia que atrasa todo o desenvolvimento neuromotor, psicomotor, atinge o sistema respiratório, digestivo, tem que usar sonda pra se alimentar. E essas mães, nós temos alguns casos no Capão, elas passam muita dificuldade quando tem que ir pra fila da farmácia, da lotérica”, explica. “Pra elas, esperar em uma fila em um tempo normal é bem dificultoso, traz prejuízo pro bebê porque geralmente ataca crianças de 2 a 12 meses”, finaliza.

A Câmara de Capão do Leão também aprovou a Lei Ordinária nº 2066/2021, que institui filas preferenciais e vagas de estacionamento a portadores de fibromialgia.

Mas o trabalho do vereador não se atém apenas à política. Atualmente, ele ainda atua como técnico em enfermagem no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no município onde nasceu.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome