No dia 27 de julho, o Sindicato Rural de Capão do Leão (SRCL) com apoio da Casa Rural e Senar/RS, comemorou 36 anos de fundação. A comemoração aconteceu em meio à flexibilização das regras de controle da pandemia da Covid-19 no estado.
A homenagem foi realizada na sede do SRCL com número reduzido da diretoria e agricultores e com restrições protocolares como uso de máscara, álcool gel e redução do tempo dos palestrantes. O presidente do Sindicato, Clóvis Victória, deu boas vindas aos agricultores e autoridades e abordou o momento de dificuldade financeira pelo qual passam os sindicatos, na tentativa de se manterem ativos. Logo em seguida, passou a palavra para Luciano Alves, consultor técnico da Casa Rural/Senar/RS, que apresentou vídeo institucional sobre parcerias com os Sindicatos Rurais da região.
Segundo Alves, durante esses dois anos travados pela pandemia o Senar/RS teve que se reinventar para não parar totalmente com suas atividades. Portanto, foram criados 10 cursos ministrados de maneira semipresencial, ou seja, com aulas virtuais e práticas individualizadas de quatro horas presenciais.
Após, o contador Erivelton da Rosa, apresentou balanço de prestação de contas sendo analisado e votado pelo Conselho Fiscal e agricultores presentes. A importância do Setor Agropecuário na arrecadação do município, Nota Fiscal Gaúcha e Educação Fiscal foram abordados por Paulo Ávila e Jocielli da Cruz Vieira, pertencentes ao setor de Fiscalização da Prefeitura de Capão do Leão. Ao final, o produtor rural de Capão do Leão, Arthur Ferreira, foi apresentado aos agricultores como leiloeiro rural credenciado da região.
Além de agricultores, associados e convidados, o prefeito municipal, Vilmar Schmitt (PP) e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Renato Miranda (MDB) compareceram na homenagem aos 36 anos de aniversário do Sindicato Rural de Capão do Leão.