A data oficial é neste sábado (27), mas as comemorações dos 39 anos de fundação do Sindicato Rural de Capão do Leão ocorreram na sexta-feira (26), na sede da própria instituição, com uma programação recheada de conteúdos históricos, perspectivas e projetos voltados ao homem do campo e ao agronegócio.
Autoridades estaduais e municipais, além de representantes de entidades ligadas ao agronegócio participam do evento. Após a saudação e abertura dos trabalhos realizados pelo presidente do Sindicato, Clóvis Victória, o contabilista Erivelton da Rosa realizou a prestação de contas do período de junho de 2023 a junho de 2024.
Após, foi a vez dos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Giovani Bolzoni e Leandro Lampe, falarem sobre programas e projetos voltados ao homem do campo. Outro tema importante para os produtores foi o Plano Safra 2024/2025 explanado por Dalvan de Ávila Terra, representando o Banco do Brasil, e Luciele Alves Cardoso, pelo Banrisul.
Reforçando o Plano Safra e falando sobre o cenário atual e perspectivas para os próximos meses deste e do próximo ano, o diretor da Barragem Eclusa São Gonçalo, Gilberto Collares, abordou o tema “Garantia de Segurança Hídrica da Região Sul”. A represa é responsável pela irrigação de inúmeras lavouras em diversas cidades da região, devido à separação que acontece entre a água salgada e a doce.
Representando o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), palestrou o conselheiro Everci Perez Lobato. Sobre a cultura da soja, o palestrante foi Germano Dias Hadler da agropecuária Santa Amélia. Sobre Pecuária de Corte, Fernando Diaz, da Agropecuária Asturias, abordou “Exportações de Terneiros”. Finalizando as palestras, José Fernando Quadros de Leon, proprietário do Sítio Sanga Preta, criador do gado Jersey, falou sobre “Pecuária de Leite”.
Além das palestras, o Sindicato Rural homenageou entidades parceiras dos produtores rurais desde a emancipação do município. Victória está em sua sexta gestão administrativa da entidade.
Fundado em 27 de julho de 1985, o Sindicato Rural teve como primeiro presidente eleito João Francisco Andrade, seguido por Victória, Fernando Diaz, José Roberto Sedrez e novamente Victória.