Sindicato Rural de Capão do Leão comemora 39 anos

A entidade foi fundada em 27 de julho de 1985. (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

A data oficial é neste sábado (27), mas as comemorações dos 39 anos de fundação do Sindica­to Rural de Capão do Leão ocor­reram na sexta-feira (26), na sede da própria instituição, com uma programação recheada de con­teúdos históricos, perspectivas e projetos voltados ao homem do campo e ao agronegócio.

Autoridades estaduais e mu­nicipais, além de representantes de entidades ligadas ao agro­negócio participam do evento. Após a saudação e abertura dos trabalhos realizados pelo presi­dente do Sindicato, Clóvis Vic­tória, o contabilista Erivelton da Rosa realizou a prestação de con­tas do período de junho de 2023 a junho de 2024.

Após, foi a vez dos instru­tores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Giovani Bolzoni e Leandro Lam­pe, falarem sobre programas e projetos voltados ao homem do campo. Outro tema importante para os produtores foi o Plano Safra 2024/2025 explanado por Dalvan de Ávila Terra, represen­tando o Banco do Brasil, e Lucie­le Alves Cardoso, pelo Banrisul.

Reforçando o Plano Safra e falando sobre o cenário atual e perspectivas para os próximos meses deste e do próximo ano, o diretor da Barragem Eclusa São Gonçalo, Gilberto Collares, abor­dou o tema “Garantia de Segu­rança Hídrica da Região Sul”. A represa é responsável pela irriga­ção de inúmeras lavouras em di­versas cidades da região, devido à separação que acontece entre a água salgada e a doce.

Representando o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), pales­trou o conselheiro Everci Perez Lobato. Sobre a cultura da soja, o palestrante foi Germano Dias Hadler da agropecuária Santa Amélia. Sobre Pecuária de Cor­te, Fernando Diaz, da Agropecu­ária Asturias, abordou “Exporta­ções de Terneiros”. Finalizando as palestras, José Fernando Qua­dros de Leon, proprietário do Sí­tio Sanga Preta, criador do gado Jersey, falou sobre “Pecuária de Leite”.

Além das palestras, o Sindi­cato Rural homenageou enti­dades parceiras dos produtores rurais desde a emancipação do município. Victória está em sua sexta gestão administrativa da entidade.

Fundado em 27 de julho de 1985, o Sindicato Rural teve como primeiro presidente eleito João Francisco Andrade, segui­do por Victória, Fernando Diaz, José Roberto Sedrez e novamen­te Victória.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome