Os olhos da gestão municipal nesta semana foram voltados à zona rural do município. As estradas rurais e vias de acesso foram patroladas e preparadas para facilitar o acesso do público e dos participantes à localidade da Capela da Buena, Sítio Vasconcelos, onde será realizada a Festa do Agricultor e 1ª Mostra Agropecuária do município, neste domingo (3).
A realização é da Prefeitura Municipal e Sindicato Rural com apoio da Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Centro Comunitário Coreolano Sales Martins.
A novidade deste ano é a junção da 1ª Mostra Agropecuária, onde participam animais da raça Jersey, raça holandesa, entre outras além de cavalo crioulo. “Este evento tem significado enorme para a Emater, pois trata-se da preparação do lançamento da primeira edição e com perspectivas de inclusão do município nas competições estaduais”, explicou o médico veterinário da Emater, Hector Silva Diaz.
A feira da agricultura familiar e o artesanato também são atrações que, segundo os organizadores, cativam o público pela qualidade dos produtos e fazem sucesso nos eventos. “Além do artesanato de outras localidades, o artesanato leonense, o grupo de feirantes da agricultura familiar, estarão com excelentes produtos à disposição dos visitantes. Além disso, na parte da tarde, o público poderá aproveitar que as comunidades locais estão fornecendo café recheado de produtos coloniais, roda de carreta, entre outros”, disse Cristina Costa Schiramm, extensionista social do escritório municipal da Emater em Capão do Leão. O projeto “Marias Empreendedoras”, com dois carrinhos de pipocas, será outra atração do evento. O projeto tem o apoio do Conselho de Assistência Social do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
O Sindicato Rural de Capão do Leão, que faz parte da organização do evento entende que o evento valoriza a importância do produtor rural no município. “Esse evento é uma homenagem ao homem do campo, que produz e garante a segurança alimentar de famílias do município e da região, além de contribuir com 56% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos beneficiados pela agro-indústria”, afirmou Clóvis Victória, presidente do Sindicato.