Maneiras de armazenar água da chuva e fortalecer as culturas da lavoura são debatidas em Seminário Regional de Irrigação – Fase II em Capão do Leão

Da esquerda para direita: o secretário de Desenvolvimento Rural e Econômico, Danilo Leite, que também representou o Executivo Municipal; o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Clasen Maciel; o chefe de Divisão Agropecuário da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Paulo Lipp João; e o presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, Clóvis Victória. (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

Produtores rurais da região e autoridades de Capão do Leão participaram de mais uma edi­ção do “Seminário Regional de Irrigação – Fase II”, realizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuá­ria, Produção Sustentável e Irri­gação (Seapi) e Emater/RS-Ascar, na terça-feira (20), no prédio do CTG Tropeiros do Sul, localizado no centro da cidade.

O engenheiro agrônomo Pau­lo Lipp João representou o se­cretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação Clair Kuhn. Na ocasião, João falou sobre o Programa de Ir­rigação e Reservação de Água (Su­pera Estiagem) da Seapi, elogiou a organização do evento e as par­ceiras. “O governo do Estado está apresentando uma política perma­nente baseada na preservação de água e na implantação de sistemas de irrigação, seja por meio da irri­gação por Pivot, por Aspersão, por Gotejamento ou por Superfície”, declarou.

“Nosso objetivo não é somen­te irrigação, mas também de au­mentar ainda mais a preservação da água na região e, com isso, o aumento das culturas regio­nais. Os produtores têm se dado conta sobre a importância da ir­rigação em nossas lavouras. Por exemplo, a cultura da soja aumen­tou cerca de 65% e a do milho cerca de 52%. Isso dá mais segu­rança ao nosso produtor”, ressal­tou o representante do governo do Estado.

O agricultor receberá uma subvenção do Estado de 20% do valor do projeto, que é feito através de depósito na conta do produtor. O único programa que está fora de receber a subvenção do governo do Estado é a irriga­ção para arroz.

Outra palestra importante aos produtores foi a do meteorolo­gista e coordenador do Simagro­-RS, Flávio Varone, que apresen­tou prognóstico climático para os próximos seis meses.

Além de João, a mesa do Se­minário Regional de Irrigação – Fase II também foi composta pelo presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, Clóvis Victória; pelo secretário Municipal de De­senvolvimento Rural e Econômi­co, Danilo Leite, que também re­presentou o executivo municipal; e pelo gerente regional da Ema­ter/RS-Ascar, Ronaldo Clasen Ma­ciel. Bancos, entidades de apoio e empresas participaram do even­to, que se encerrou sob aplausos de todos os presentes.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome