Inaugurada a primeira agroindústria de pescado em Capão do Leão

Descerramento da placa pelo prefeito, Vilmar Schimitt, e pela proprietária, Cerli Silva, ao lado do esposo Argeu e do chefe da Emater de Capão do Leão, Edenilson de Oliveira e do Gerente Regional da Emater/Ascar, Ronaldo Maciel. (Foto: Gerson Baldassari)

Aconteceu no dia 22 de março a inauguração da primeira agroindústria de pescado de Capão do Leão. O local é o assentamento da Embrapa e a propriedade de 30 hectares pertencente ao casal Argeu e Cerli Silva. A elaboração do projeto foi em 2016, através da Emater/RS, e contou com o apoio técnico das secretarias municipais de Agricultura, Indústria e Comércio e de Meio Ambiente. Inicialmente, foram construídos dois açudes e, na sequência, mais dois onde são produzidas as espécies: tilápia, traíra, carpa-capim, carpa-húngara e jundiá.

“Agora, oficialmente regulamentada e inaugurada, o objetivo desta agroindústria é de agregar valor ao produto processado. Isso sem dúvida irá refletir em mais arrecadação de impostos. Embora seja considerada uma indústria pequena, é visível por parte de seus
proprietários a vontade de crescimento gerando renda através da propriedade”, disse o chefe da Emater/Ascar de Capão do Leão, Edenilson Batista de Oliveira.

Ainda segundo Oliveira, a agroindústria no município tem muito a crescer, mas é uma caminhada que a Emater/Ascar vem notando evolução ao longo do tempo graças ao amadurecimento de consciência da família e da ajuda de entidades parceiras na concretização do projeto.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico, Danilo Leite, essa primeira agroindústria no município tem sinônimo de desenvolvimento. “No momento em que temos uma agroindústria como essa, do pescado, sendo transformada, isso irá agregar renda para o produtor e esse dinheiro circula dentro do município. Não precisamos buscar
peixe em outros locais, a partir de agora temos peixes aqui”, ressaltou, destacando que a propriedade está com seus tanques da piscicultura licenciados e regularizados com o apoio da Emater/Ascar/RS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Embrapa, UFPel e Prefeitura Municipal de Capão do Leão.

Feira do Peixe

Teve início na terça-feira (26), a Feira do Peixe que acontece em dois endereços. No centro da cidade, ao lado da Secretaria de Agricultura, o evento acontece às terças, quartas e quintas-feiras, até ao meio-dia. Nas quintas e sextasfeiras à tarde, no bairro Jardim América, em frente à Escola Prefeito Elberto Madruga. Das espécies produzidas estão o filé de tilápia, os peixes de água doce (traíra, carpa-capim, carpa-húngara, tainha e jundiá). A previsão de vendas nesta Semana Santa é de 200 a 300 quilos de peixes.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome