Um ano após seu encontro com arrozeiros na Abertura da Colheita, o governador Eduardo Leite volta à Estação Experimental Terras Baixas (EETB) da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, na 30ª edição do evento e desta vez com boas notícias: o lançamento do edital de arrendamento do Terminal Logístico do Arroz (TLA), no porto de Rio Grande, uma antiga reivindicação do setor e que proporcionará sobretudo, a exportação do produto e seus derivados, para outros estados e países. Antiga unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), a estrutura possui silos com 60 células e uma capacidade estática de 52 mil toneladas.
O Arrendamento Transitório irá viabilizar a operacionalidade da área portuária até a conclusão dos procedimentos licitatórios previstos pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). As empresas interessadas irão concorrer a um contrato de seis meses, renovável por outros seis.
Outra informação confirmada pelo chefe-geral da Embrapa Pelotas, Roberto Pedroso, é a possibilidade da Abertura da Colheita passar a ser realizada na Estação Terras Baixas em caráter definitivo, o que ainda depende de negociações e deve levar ainda, alguns meses, disse Pedroso. “Os organizadores precisam de um local com infraestrutura capaz de receber o público e temos essas características”, ressaltou.
Com o ato simbólico, realizado nesta sexta-feira (14) em que três colheitadeiras colheram área especialmente preparada para o evento, a colheita do arroz está oficialmente aberta no Estado. A expectativa é de obter na safra 2019/2020, uma produção entre sete e 7,1 mil toneladas do cereal, a principal atividade econômica em 140 municípios gaúchos.
Segundo os organizadores, o setor arrozeiro é o que mais gera emprego no Estado, um a cada 50 hectares e é responsável pela arrecadação de R$ 6 bilhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). É o terceiro na cadeia do agronegócio e segundo na área de grãos e um dos alimentos mais saudáveis disponíveis à população brasileira.
Durante três dias, (12, 13 e 14), mais de sete mil pessoas, entre produtores, pesquisadores, especialistas e técnicos, participaram das atividades da 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que apresentou as últimas novidades tecnológicas para o setor e discutiu temas técnicos e de mercado.