Capão do Leão: Sindicato Rural retoma atividades com cursos de requalificação aos produtores

Sindicato retomou com atividades de formação profissional rural. (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

Em tempos de pandemia, mais do que nunca a saúde e a economia dependem dos produtos que saem do campo. Um desafio ao produtor rural, que necessita de requalificação para ampliar os negócios. Pensando no bem estar desses trabalhadores, o Sindicato Rural de Capão do Leão (SRCL) retornou com as atividades de formação profissional rural através de cursos profissionalizantes, englobando parcerias com Senar/RS, Emater/RS-Ascar e Prefeitura.

Os cursos ministrados pelo Senar tiveram início em setembro e foram realizados em duas fazendas no distrito do Pavão. O de Inclusão Digital foi realizado na Fazenda São José. O curso NR 31 de Normas Técnicas do Ministério do Trabalho, que qualifica os trabalhadores rurais para trabalharem na aplicação de defensivos nas lavouras, foi realizado na fazenda Santa Maria. Já o curso de Manutenção e Operação de Tratores, de grande relevância pois prepara os agricultores para realizarem manutenção nos tratores, foi realizado em fazenda localizada na Capela da Buena.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, Clóvis Victória, os cursos tiveram duração de 40 horas, divididos em aulas teóricas e práticas. Ele também disse que foi necessária a redução dos participantes, devido às regras de proteção.

“Nosso sindicato já está programando para este mês, novembro, dezembro e para 2022, vários cursos, que contam com nossas parcerias, Senar/RS, Emater/RS, produtores rurais e Prefeitura Municipal de Capão do Leão”, disse o presidente, que também destacou a participação do sindicato na entrega de 30 ranchos para a Secretaria de Cidadania e Assistência Social do município (SMCAS), através do Programa Agro Fraterno, do Senar/RS. Os alimentos foram distribuídos às famílias da área rural em situação de vulnerabilidade nesse período de pandemia.

Os produtores rurais interessados em participar dos demais cursos podem procurar o Sindicato, localizado na avenida Narciso Silva, nº 1566, Centro. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Outra opção é falar com Fabíola Vasques Pereira, através do telefone (53) 98428-6620 – WhatsApp.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome