Capão do Leão: Queijo artesanal leonense fica em segundo lugar em concurso estadual

Produtor Leonardo Falcão recebeu medalha de prata durante o evento. (Foto: Divulgação)

O empreendedor e produtor rural Leonardo Falcão recebeu a medalha prata de queijo artesanal da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL). O prêmio foi entregue na Festa do Agricultor e 1ª Mostra Agropecuária, no domingo (3), pelo presidente do Sindicato Rural, Clóvis Victória, acompanhado por autoridades municipais e regionais.

A pequena indústria leonense, de Leonardo Falcão, conquistou em 2022 certificado de inclusão no Programa Estadual da Agricultura Familiar (Peaf) conferindo selo de qualidade em relação às instalações e produtos com as regras estaduais de produção da Agricultura Familiar, possibilitando a comercialização em grandes feiras e em pequenos estabelecimentos, tantos locais como em outras regiões.

O empreendimento começou com a produção do tipo queijo colonial e, hoje, são produzidos quatro tipos de queijos. O queijo prata foi denominado por Falcão como queijo OPA, porque possui os ingredientes orégano, pimenta e alho. “O queijo é um processo delicado o que diferencia uma receita da outra são pequenos detalhes, um grau a mais ou a menos faz a diferença no sabor do produto”, explicou. Além do queijo a agroindústria fabrica doce de leite. Já está em processo de legalização a fabricação de iogurte.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome