Doze produtores rurais de Capão do Leão, aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Rural (Comder), foram contemplados com o Programa de Açudagem Avançar-RS, do governo do Estado. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria com as prefeituras e a Emater-RS/Ascar, responsável pela elaboração e acompanhamento da execução do projeto. Os contemplados são produtores de leite, de hortaliças e de frutas.
“Elaboramos esse projeto há cerca de dois anos e se iniciou recentemente a construção dos açudes. A previsão é de que, no final de setembro, todos os açudes estejam prontos e entregues aos seus proprietários”, salientou o chefe do escritório municipal da Emater-RS/Ascar, Edenilson de Oliveira. “A Prefeitura Municipal dá uma contrapartida de 5% do valor da obra e os produtores contemplados não têm custo algum”, acrescentou Oliveira.
Segundo a Emater/RS-Ascar, os açudes são de porte médio e suficientes para armazenar um bom volume de água da chuva, suprindo as necessidades dos produtores rurais em caso de estiagem. “Estamos contentes por executarmos esse trabalho porque os produtores rurais necessitam muito dessa obra que foi pensada e destinada para preservação de água para irrigação das lavouras”, finalizou Oliveira.
Programa de Açudagem Avançar RS
O Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS na modalidade açudes tem como objetivo apoiar a construção de estruturas de reservação de água para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas que almejam estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado. Parte dos recursos destinados aos municípios está sendo custeado pelo governo do Estado por meio de convênios para a contratação de máquinas visando a construção de estruturas de armazenagem de água nas propriedades da Agricultura Familiar por meio da contratação da prestação de serviços mecanizados, acesso a projeto técnico, regularidade ambiental e outorga de uso de água – cadastro no Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (Siout). A forma de execução dos recursos será desenvolvida pelo Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra).