
Sete apicultores de Capão do Leão participaram da 4ª Edição do Concurso Municipal da Qualidade do Mel, realizada no dia 2 de maio, na sede do Sindicato Rural. O evento foi organizado pela Emater-Ascar/RS, com apoio do Sindicato e do Banrisul.
Foram duas categorias de méis: claro e escuro, totalizando nove amostras. Seis na categoria claro e três na categoria escuro. Sete jurados escolhidos entre autoridades e sociedade civil tiveram a missão de eleger os vencedores. A apicultora e moradora da Capela da Buena, Liane Domingues Kruger, ficou em 1º lugar nas categorias mel claro e mel escuro. Além do troféu, ela recebeu um macacão apícola.
O 2º lugar do mel claro ficou com Vardelei Oliveira Ferreira e o 2º lugar do mel escuro com Oscar Kruger, também moradores da localidade de Capela da Buena. Eles receberam troféu e como prêmio, um ninho caça-enxame. Os quesitos julgados pelos jurados foram: aparência, odor e sabor. O município será representado por Liane Domingues e Vardelei na etapa regional. que acontecerá no dia 19 de maio, em Canguçu.
De acordo com o chefe da Emater, Edenilson de Oliveira, a safra de mel deste ano foi prejudicada pelo excesso de chuvas na época de florada, que aconteceu em setembro. “Na primeira colheita, tivemos pouca produção de mel. Isso nos deixou preocupados com relação ao concurso, entretanto, no final da primavera, a produção reagiu e possibilitou a realização do evento”, destacou.
A colheita do mel é feita duas vezes ao ano: a primeira safra é no período da primavera e a segunda coleta é feita entre março/abril. O mel é uma fonte de alimentação alternativa, nutritiva e saudável, seus ingredientes garantem diversos benefícios para a saúde humana porque possuem vitaminas do complexo B, C, D e E, além de sais minerais como magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto e cobre, que contém em média 20% de água e 80% de açúcar (glicose e frutose).