Capão do Leão: Emater/Ascar realiza a 4ª edição do Concurso Municipal da Qualidade do Mel

O evento foi organizado pela Emater-Ascar/RS, com apoio do Sindicato Rural e do Banrisul, no último dia 2. (Foto: Divulgação)

Sete apicultores de Capão do Leão participaram da 4ª Edição do Concurso Municipal da Qua­lidade do Mel, realizada no dia 2 de maio, na sede do Sindicato Ru­ral. O evento foi organizado pela Emater-Ascar/RS, com apoio do Sindicato e do Banrisul.

Foram duas categorias de méis: claro e escuro, totalizando nove amostras. Seis na categoria claro e três na categoria escuro. Sete jura­dos escolhidos entre autoridades e sociedade civil tiveram a missão de eleger os vencedores. A apiculto­ra e moradora da Capela da Buena, Liane Domingues Kruger, ficou em 1º lugar nas categorias mel claro e mel escuro. Além do troféu, ela re­cebeu um macacão apícola.

O 2º lugar do mel claro ficou com Vardelei Oliveira Ferreira e o 2º lugar do mel escuro com Oscar Kruger, também moradores da lo­calidade de Capela da Buena. Eles receberam troféu e como prêmio, um ninho caça-enxame. Os quesi­tos julgados pelos jurados foram: aparência, odor e sabor. O muni­cípio será representado por Liane Domingues e Vardelei na etapa regional. que acontecerá no dia 19 de maio, em Canguçu.

De acordo com o chefe da Emater, Edenilson de Oliveira, a safra de mel deste ano foi preju­dicada pelo excesso de chuvas na época de florada, que aconteceu em setembro. “Na primeira co­lheita, tivemos pouca produção de mel. Isso nos deixou preocu­pados com relação ao concurso, entretanto, no final da primavera, a produção reagiu e possibilitou a realização do evento”, destacou.

A colheita do mel é feita duas vezes ao ano: a primeira safra é no período da primavera e a segun­da coleta é feita entre março/abril. O mel é uma fonte de alimenta­ção alternativa, nutritiva e saudá­vel, seus ingredientes garantem diversos benefícios para a saúde humana porque possuem vitami­nas do complexo B, C, D e E, além de sais minerais como magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, man­ganês, cobalto e cobre, que con­tém em média 20% de água e 80% de açúcar (glicose e frutose).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome