35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz tem expectativa de novidades e mais de 15 mil visitantes no Capão do Leão

O prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt (PP), participou, na terça-feira (28), da coletiva de imprensa que divulgou as inovações do evento. (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)

Os ajustes finais da 35ª Edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz estão em fase de con­clusão. Esta será a sétima edição consecutiva realizada na Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da Embrapa, em Capão do Leão. O evento acontecerá entre os dias 18 e 20 de fevereiro. Todas as entidades envolvidas tanto na parte estrutural quanto na par­te organizacional estão focadas em destacar as novidades deste ano: a realização de bons negó­cios e o aumento da produção de alimentos através das novas tecnologias.

Com o tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma Visão de Futuro”, os orga­nizadores trabalham com expec­tativas que o evento supere os 15 mil visitantes do ano passado. São esperados representantes dos governos federal e estadu­al, da Câmara e do Senado Fe­deral, além de outros órgãos e entidades governamentais e não governamentais.

O prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt (PP), está otimis­ta e feliz com a realização des­te evento em terras leonenses. O gestor participou, na terça-fei­ra (28), da coletiva de imprensa que divulgou as inovações da 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos, na Estação Experi­mental Terras Baixas. No dia 10 de fevereiro, Schmitt estará presente em outro encontro das entidades organizadoras, juntamente com produtores e entidades do agro­negócio. O evento será realizado no prédio do Sindicato Rural de Capão do Leão e contará com a participação de representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fe­deração da Agricultura do Esta­do do Rio Grande do Sul (Farsul), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Embrapa, autoridade muni­cipais, entre outras, com objetivo de divulgar e aprimorar conheci­mentos sobre inovação, susten­tabilidade e tecnologia que serão abordados no evento.

Segundo o Sindicato Rural de Capão do Leão, o município pos­sui uma produção de arroz excep­cional e de destaque no cenário estadual. Dados da Secretaria Mu­nicipal de Finanças apontam que o arroz colhido no município re­presenta 50,41% da receita rural, o gado 26,68% e a soja 14,75%.

Dentre as novidades para este ano, a Embrapa destaca a amplia­ção da área pós-colheita, que terá mais duas ruas na estrutura do evento. O espaço abriga 11 expo­sitores de diferentes segmentos e com respostas imediatas em ar­mazenamento, beneficiamento, consultoria e peças para a cadeia produtiva de grãos. São cerca de 150 expositores, 50 empresas nas vitrines tecnológicas e mais de 60 palestras falando sobre tec­nologia, mercado brasileiro e in­ternacional, produção de alimen­tos, genética, entre outros temas.

O evento é uma realização da Federarroz, com apoio da Embra­pa, Senar-RS, Farsul e Irga. A pro­gramação oficial está disponível na reportagem de capa do Cader­no do Agronegócio do JTR encar­tado nesta edição.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome