No dia 20 de dezembro, o presidente da Câmara de Vereadores de Capão do Leão, Jonsélio Martinez, o Duca (MDB), realizou inauguração da rampa elevatória para cadeirantes e prestou contas como gestor público.
O ato foi simples: apenas uma conversa informal para convidados e autoridades presentes, dentre elas, o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, de Pelotas, Sidnei Matias Fagundes, a tenente Rejane Vieira, representantes dos conselhos municipais ligados a grupos de deficientes, vereadores e outros.
“Minha bandeira de luta sempre foi de avançar em políticas públicas para melhorar a acessibilidade. Estou deixando a presidência da Casa e para os portadores de deficiência entrego um prédio totalmente adaptado a eles, que a partir de agora podem entrar pela porta da frente com dignidade e autonomia. É o primeiro prédio público totalmente adaptado aos deficientes, idosos e gestantes”, explicou o presidente.
Em sua fala, Martinez ressaltou as reformas que fez no prédio, proporcionando economia ao dinheiro público, e citou como exemplo o forro de gesso com lâmpadas em LED que reduziu o gasto de energia elétrica em 40%. Ainda, colocou internet quatro vezes mais veloz e, pelo lado de fora do edifício, revitalizou e adaptou a calçada aos deficientes para terem acesso a rampa elevatória.
Já dentro do local, ele destacou a construção do novo plenário, mais bonito e moderno do que o anterior que estava sendo destruído pelos cupins. O vereador também lembrou que foram colocadas placas de prioridade aos autistas, piso tátil de borracha e realizou a adaptação o elevador interno da Câmara ao uso das pessoas com deficiência. Para 2020 está prevista a colocação de proteção de vidro a rampa elevatória.
O vice-presidente Fagundes parabenizou Martinez pelo excelente trabalho que fez no comando do Legislativo, agindo como facilitador às pessoas com deficiência e, principalmente, respeitando todas as normas técnicas existentes na legislação vigente.