No dia 11 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Capão do Leão concedeu o título de Cidadã Leonense à professora aposentada Nilza Andina Borges, de 78 anos, que por décadas esteve na sala de aula e na direção da Escola Municipal Barão do Arroio Grande, no bairro Teodósio.
A carreira profissional da homenageada teve início em 1960, no município de Pelotas, como professora na Escola João Mendonça, no distrito de Monte Bonito. A partir de 1962, foi transferida para Escola Barão de Arroio Grande.
Nascida em Bagé, em 1941, Nilza chegou a Capão do Leão com seis anos, acompanhada pelos pais, o ferroviário Alfeu Ferreira Ortiz e a dona de casa Maria Ferreira Ondina, onde fixou residência no bairro Teodósio. Na década de 70, durante o regime militar, participou do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), ensinando centenas de moradores leonenses a escrever.
A homenagem foi proposta pelo vereador emedebista Paulo Renato Miranda, que justificou. “A dona Nilza possui uma reputação ilibada, venceu as dificuldade dos velhos tempos e ajudou a alfabetizar muitas gerações. Hoje, aos 78 anos, é uma pessoa muito querida na comunidade, especialmente no bairro Teodósio, onde mora com sua família. Sempre foi uma pessoa de pulso firme, politizada e possui um alto censo de crítica em questões que desagradam à comunidade”, explicou o vereador, que prosseguiu: “Além disso, a professora é muito dedicada ao catolicismo, é uma das fundadoras da comunidade de Santa Clara que é vinculada à paróquia de Santa Tecla, no Centro de Capão do Leão”.
Participaram da sessão o vereador Jonsélio Martinez, o Duca (MDB), Fabrício Freitas (PDT), além de familiares e amigos da homenageada.