Mulheres recebem a Comenda Anita Garibaldi em Capão do Leão

Nehythes Madruga recebeu a Comenda das mãos do presidente da Câmara, Paulo Renato Miranda (MDB). (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

Na sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Vereadores de Capão do Leão realizou Sessão Solene online para homenagear seis mulheres agraciadas com a Comenda Anita Garibaldi, por indicação das bancadas compostas no Legislativo municipal.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Renato Miranda (MDB), abriu os trabalhos homenageando a viúva de Elberto Madruga, primeiro prefeito de Capão do Leão, que morreu em 13 de julho de 1985. Nehythes Darmili Alves Madruga, de 88 anos, participou da sessão na Câmara, acompanhada pela irmã, Mariza Madruga, de 80 anos.

Pela bancada dos Progressistas (PP), através dos vereadores Fernanda Ribeiro e Valentin da Silva, a indicação foi da funcionária aposentada pela prefeitura de Capão do Leão, Carolina Cardoso Soares, conhecida como “Tia Carola”. Ela, por décadas, trabalhou como merendeira, na escola municipal Barão de Arroio Grande, juntamente com Nehythes Madruga, que era diretora do educandário.

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), composta pelos vereadores Jhulian Ferreira, Marco Aurélio e Renato Póvoa, indicaram a educadora Odete da Silva Martins, que também foi líder comunitária e trabalhou voluntariamente nas Pastorais da Criança e da Saúde da Igreja Católica, além de ser uma das incentivadoras do Movimento Tradicionalista Gaúcho, participando da fundação e da diretoria do CTG Tropeiros do Sul.

A bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT), através do vereador Edimar Borges de Barros, Thyzyu, indicou a ex-vereadora e empresária, Mara Gislaine Vaz Porto. No serviço público municipal, ela esteve à frente da administração do bairro Jardim América. Também atuou como diretora de Serviços Urbanos e coordenadora da Defesa Civil de Capão do Leão. Sua passagem pela Câmara Municipal foi na condição de primeira suplente pelo PT, onde assumiu a cadeira por período determinado.

A bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), formada por David Martins e André Porto, homenagearam a Assistente Social Rosa Maria da Silva Zacarias Morais, funcionária pública municipal que trabalhou na escola Parque Fragata e no posto Central de Saúde.

Por último, a voluntária de causas sociais Keli Cristina Pereira Gonçalves foi homenageada pelos vereadores do Partido Social Democrático (PSD), Fernando Enfermeiro e Rafael Peres. Atualmente, Keli trabalha como chefe de cozinha na Ong Semear, coordenando mais de dez voluntárias que ajudam na organização dos cafés e almoços para 54 crianças, moradoras do bairro Jardim América.

A Comenda Anita Garibaldi foi criada pela Câmara Municipal em 2013, e de lá pra cá, inúmeras personalidades foram homenageadas pelo Legislativo. Participaram da Sessão representantes da prefeitura, de conselhos regionais e entidades representativas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome