O dia 2 de julho foi instituído como sendo o Dia Municipal do Bombeiro Civil e Voluntário no município de Capão do Leão. A lei, incluída no calendário oficial de eventos, foi proposta pelos vereadores petebistas David Martins e André Porto, e sancionada pelo prefeito Vilmar Schmitt (PP).
O evento comemorativo à data contou com as presenças do vice-prefeito Jéferson Antuarte (PSD), representando o Executivo Municipal, do vereador David Martins que representou a Câmara de Vereadores, do presidente da entidade, médico Valdecir Lima, da vice-presidente da entidade, tenente Rejane Vieira e do comandante operacional, bombeiro civil e técnico de segurança do trabalho, Everton Guimarães Furtado.
Durante a solenidade foram entregues, pelo Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV), certificados de honra ao mérito por serviços prestados para o prefeito Schmitt, ao presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Renato Miranda (MDB), ao presidente do CBV, médico Valdecir Lima, ao ex-comandante Operacional, sargento Idailson Luiz Alves, e aos vereadores Martins e Porto.
Neste período de pandemia apenas a parte operacional do CBV está em atividade. Ou seja, atendimento à população somente em casos de primeiros socorros, de atendimento hospitalar e prevenção e combate a incêndio. O grupo é formado por 27 bombeiros.