Conselheiras tutelares tomam posse em Capão do Leão

É a primeira vez que o Conselho Tutelar é formado somente por mulheres (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

As cinco conselheiras tutelares eleitas em outubro tomaram posse no último dia 10, à noite, no salão de eventos da Paróquia de Santa Tecla, no centro da cidade. A cerimônia contou com as presenças de representantes da prefeitura municipal, de vereadores, representantes de conselhos, familiares e convidados.

O presidente da Comissão Eleitoral, Elídio Pelegeiro, deu posse aos eleitos e parabenizou a Comissão Eleitoral pela transparência e pelo bom trabalho realizado nas eleições do ano passado. As cinco conselheiras eleitas terão mandato até janeiro de 2024 e uma carga horária de seis horas diárias, além de plantões, conforme escala. A renumeração é de um salário mínimo e meio mensal.

É a primeira vez que o Conselho Tutelar de Capão do Leão é formado somente por mulheres. Três foram reeleitas e duas são novatas. São elas: Márcia Helena Braga de Barros – 231 votos (reeleita); Roberta de Souza Rosa – 246 votos; Sônia Marisa Domingues Rodrigues Mesquita – 235 votos (reeleita); Tássia Azambuja Neves, 195 votos (reeleita); Vitória Póvoa Crizel – 220 votos. Nenhum dos cinco suplentes compareceu à posse.

A missão de um conselheiro tutelar é de verificar denuncias de maus tratos contra crianças e adolescentes que chegam ao  Conselho Tutelar e zelar pelos seus direitos adotando medidas de proteção, caso a caso, previstos no  Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei de nº 8.069, do dia 13 de julho de 1990. O Conselho Tutelar do município fica localizado na avenida Narciso Silva, 1186. Os telefones são (53) 3275-1865 e (53) 99122-7704.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome