
Dois dias após ser agraciado com a cadeira de número 14 na Academia Sul-Brasileira de Letras, em Pelotas, a Câmara de Vereadores de Capão do Leão concedeu o título de Cidadão Leonense a Jairo Umberto Pereira Costa por inúmeros serviços prestados à literatura e pesquisas sobre Capão do Leão.
A sessão solene aconteceu no dia 13 de novembro e contou com a presença da vice-prefeita, Gilciane Saes Baldassari (PT); dos representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão (IHGCL) Ana Victória, Clóvis Roberto dos Santos Silva e a professora Anaurelina Carret; dos vereadores Glei Rodales (PT), Fabrício Freitas (PDT); do presidente da casa Jonsélio Martinez, Duca (MDB), além de familiares do homenageado e amigos.
Nascido em Pelotas, em 6 de outubro de 1959, exerce atualmente a função de administrador da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, antigo DEPREC, no bairro Cerro do Estado. É atual presidente do IHGCL. É pós-graduado em Geografia do Brasil e professor de Geografia do curso Desafio, em Pelotas. É um dos idealizadores do Sonho de Natal, que acontece todos os finais de ano no bairro Cerro do Estado e que tem a participação da comunidade local. Também é atleta com participação em várias competições nacionais e internacionais.
O autor da proposta foi o vereador Freitas, que usou a tribuna da Câmara Municipal para falar sobre as obras do autor, sua vida profissional e a importância deste título a Costa. Representantes do IHGCL, também, entregaram uma placa de homenagem e reconhecimento pela dedicação em nome da instituição de pesquisa.
Após a fala de todos os presentes, o homenageado agradeceu o reconhecimento, falou sobre sua infância, família e projetos para o futuro, agora com uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, ao lado de seu grande amigo e inspirador de trabalhos literários e atual presidente da Academia Sul-Brasileira de Letras, Carlos Eugênio Costa da Silva (Vacaria).