Capão do Leão: Moradores do Sítio São Marcos protestam contra demora no restabelecimento de energia elétrica

Moradores bloquearam com galhos e pneus a via de acesso à Embrapa e ao campus da UFPel. (Foto: Divulgação)

Uma semana após a passagem do ciclone extratropical que atingiu o sul do país deixando casas destelhadas, árvores e postes caídos, a população de Capão do Leão ainda sente os efeitos do temporal e a demora na restauração dos serviços pela empresa CEEE Grupo Equatorial.

Na quarta-feira (19), moradores do Sítio São Marcos, cansados pela espera do restabelecimento do serviço de energia elétrica, interditaram parte da avenida Eliseu Maciel, que dá acesso à Embrapa e à Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Segundo os moradores a interdição da rua com queima de pneus e a presença da imprensa foi a única saída encontrada para o retorno da luz nas residências. “Passamos a semana ligando para a Equatorial e diziam que não tinham previsão porque não tinha mais postes, como é que agora os postes apareceram em seguida?”, questiona uma das moradoras, que não quis ser identificada.

“Eles estão demorando muito tempo para realizarem os serviços de restabelecimento da luz. Não podemos esperar por muito tempo. Tudo estraga na geladeira”, reclama dona Maria Conceição, comerciante próxima à Embrapa.

O bairro Parque Fragata, também passou pelo mesmo drama. Moradores já estavam combinando pelas redes sociais a interdição da BR 293 e, no dia marcado, caminhões da Companhia Equatorial apareceram carregados com postes, restabelecendo a iluminação pública nas residências.

No último boletim divulgado pela empresa antes do fechamento desta edição, a empresa registrava 2,8 mil clientes ainda sem energia. O pico chegou a 712,2 mil no dia da passagem do evento climático, em 13 de julho. As cidade mais afetadas, conforme a empresa, eram Pelotas, com 800 clientes ainda sem o restabelecimento, Canguçu, com 200, Morro Redondo, com 150, Rio Grande, 700 e São Lourenço do Sul, 500.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome