Capão do Leão: Invernada Mirim estreia nova coreografia e nova indumentária

Invernada Mirim do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Sul acompanhada, ao centro, do coreógrafo Diego Gouvêa e Cíntia Mendes. (Foto: Divulgação)

No dia 8 de julho foi apresentada aos tradicionalistas a nova indumentária e a nova coreografia da Invernada Mirim do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Sul. Com o tema “Da história de Minha Terra”, os novos passos e movimentos do grupo farão parte das apresentações em festivais fora da cidade.

A composição é dos leonenses Carlos Eugênio Costa da Silva (letra) e Alci Vieira Junior (música), coreografada por Diego Gouvêa, que também acompanha Cíntia Mendes na responsabilidade técnica das danças tradicionais. Segundo Eugênio, o CTG Tropeiros do Sul, sinuelo da tradição no município, revive através de sua temática a lida na pedra, homenageando os graniteiros e enfatizando a construção dos Molhes da Barra, na cidade de Rio Grande.

“Molhes da Barra em Rio Grande, quebra-mar se construía, uma das maiores obras da Oceânia Engenharia. Quatro quilômetros de pedras para fazer a contenção, partindo de trem de ferro aqui de Capão do Leão”, disse em forma de verso o poeta leonense Eugênio.
Na música e coreografia são tratadas práticas desde o “tiro de levante” até o aproveitamento da exploração, passando pela arte da transformação, nas mãos dos graniteiros, da rocha em material utilitário.

Segundo o patrão Marcelo Leite, o tema escolhido é um poema de amor à cidade de Capão do Leão e será utilizado como meio de divulgação através da dança em eventos e rodeios realizados em que a Invernada Mirim participa representando o município.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome