
Implantado em 21 de novembro de 2022 o posto do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Capão do Leão está próximo de chegar às 850 novas Carteiras de Identidade confeccionadas. Atualmente, são distribuídas cerca de 10 a 15 fichas diárias por ordem de chegada e conforme demanda. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h ao meio-dia.
É necessário que o cidadão apresente no momento da solicitação, certidão de nascimento ou de casamento atualizada, além de foto atual 3×4. O cidadão ainda tem a opção de incluir na nova carteira os dados da carteira de motorista, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), tipo sanguíneo, entre outros documentos que ficam registrados no Sistema de Identificação do Indivíduo (SII).
Após a coleta dos dados, o sistema emite documento impresso pessoal constando dados e características sobre cada indivíduo. Esses dados são levados ao IGP de Pelotas, onde passa pela primeira perícia e, após, é remetida a Porto Alegre, onde passa pela segunda perícia do IGP até finalmente chegar a emissão para gráfica para confecção do novo documento.
Todo o processo desde a solicitação até a confecção das carteiras dura aproximadamente, 25 dias úteis. Quando é detectado erro na foto ou nos dados pessoais o IGP emite mensagem no celular da pessoa comunicando o tipo de erro e solicitando a correção imediata para liberação da confecção do documento.
As digitais são coletadas no formato do sistema antigo, ou seja, com rolo e tinta. Somente municípios com mais de 70 mil habitantes é que possuem o sistema digitalizado de coleta e foto, no caso, Pelotas e Rio Grande. O Posto do IGP funciona junto ao prédio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), na avenida Narciso Silva, nº 1495 (A), no Centro. O telefone/WhatsApp para contato é (53) 99201-5083, em horário comercial.