Aniversário marca abertura do Capão de Leão para o Turismo

Os quadriciclos também foram atração do evento, onde chamaram atenção do público. (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa Prefeitura de Capão do Leão)

Nunca é tarde. Aos 41 anos de emancipação, celebrados oficialmente na quarta-feira (3), a administração do Capão do Leão está com o firme propósito de inserir o município como destino turístico regional. A prefeitura já contratou os serviços especializados do Sebrae na área e os primeiros frutos deverão ser colhidos em breve, com a entrega do Plano Municipal de Turismo – primeiro passo para desenvolver o setor.

Paralelamente, a gestora de Projetos de Turismo da agência regional do Sebrae, Jussara Argoud, confirma o início de um trabalho junto aos empreendedores do setor no Município.
São os primeiros passos determinados de Capão do Leão em direção ao roteiro da Costa Doce – que inclui municípios desde o litoral banhado pela Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico até a região de Serra, com quedas d’água, arroios, cachoeiras, trilhas e estrutura cada vez maior para hospedagem.

O Capão do Leão já experimentou o gostinho que a indústria do Turismo é capaz de produzir na comunidade e na economia local. Dentro da programação alusiva aos 41 anos de emancipação, foi realizado o 1º Trilhão no Município. Trilhão?! Sim, Trilhão. O evento, que começou na sexta-feira (28 de abril) e se estendeu durante o fim de semana (sábado e domingo, 29 e 30, respectivamente) reuniu pelo menos 700 motos.

No primeiro dia houve recepção dos participantes no trevo de acesso ao município pela BR 293 e cortejo até a avenida Narciso Silva. Em seguida, o amplo contingente se dirigiu ao Parque da Pedreira do Sapem, onde se concentrou nos dois dias seguintes. O próprio Parque, aliás, foi lançado no dia anterior, na quinta (27).

Com a participação de cerca de 700 motos, 1º Trilhão de Capão do Leão fomentou o turismo e promoveu a divulgação do Parque da Pedreira do Sapem. (Foto: Divulgação)

O Parque, que retoma o nome original da Pedreira – mais tarde a prefeitura de Pelotas batizou de Empem – é estratégico no desenvolvimento do Turismo no Capão do Leão. A ampla área cedida para o município pela Prefeitura de Pelotas por 30 anos terá um conceito geoparque, com espaço para eventos e iniciativas de perfil cultural.

E espaço foi justamente o que não faltou na Pedreira para abrigar o 1º Trilhão. Nem espaço e muito menos estrutura. O local, há apenas duas quadras da área central do Capão do Leão, serviu de base para a multidão que se dirigiu ao município para participar do evento.

Ali foram instalados banheiros dotados de chuveiros para os participantes, praça de alimentação, área para camping, shows com Sintonia do Samba, Marcy Correa e banda Black Limousines e DJ Nico, bem como o início e a realização da programação de competições do Trilhão, como arrancadas e trilha de 50 quilômetros pelo interior do município, com motos e quadriciclos – a maior parte dela (95%, segundo os organizadores) em meio à mata nativa e paisagens “alucinantes”.

É o que o Capão do Leão tem, entre outros atrativos. “Foi um evento gigante, com direito a turismo, entretenimento e esporte com apelo ambiental – o município tem condições de receber iniciativas dessa natureza, com centenas de pessoas de várias partes do estado, de fora dele e até de países vizinhos”, comemora o vice-prefeito Jeferson Antuarte, sem esconder o otimismo com a possibilidade de dias melhores na economia do Capão do Leão com o incremento da indústria do Turismo.

A programação de aniversário, porém, não se limita ao 1º Trilhão. Neste fim de semana, mesmo, a partir desta sexta-feira (5), começa um dos principais eventos da data, o 9º Levante da Canção Gaúcha.

Mas antes, foi dada a largada para o início da festa, com a realização do Concurso Municipal do Mel a cargo do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar. O evento teve desdobramento uma semana depois, na quarta-feira (3) com o certame em âmbito regional no CTG Tropeiros do Sul, com participação de apicultores de todos os municípios de abrangência do Escritório Regional da Emater, com sede em Pelotas.

Na segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, a programação teve sequência com almoço oferecido aos servidores municipais no CTG Tropeiros do Sul, shows em alusão ao feriado com o grupo Lida de Campo, Juninho e Mau Mau e Choko e banda, realizados na praça da avenida Três de Maio, no bairro Jardim América.

No dia do aniversário de emancipação, quarta-feira (3), a agenda foi cheia, com exposição de desenhos, baile da 3ª idade e shows de música gospel na praça João Gomes. Nesta sexta, no campo do Santa Tecla Futebol Clube, há etapa dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) e aula inaugural dos cursos do Senai, numa promoção da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome