A música é uma das principais atrações na extensa programação de aniversário dos 41 anos de emancipação do Capão do Leão. Sábio, alguém já escreveu que a vida sem música, “seria um erro”. Portanto, tem tudo para dar certo. Música não vai faltar na 9ª edição do Levante da Canção Gaúcha, que começa nesta sexta-feira (5) e se estende até domingo (7), com a primeira edição do Levantinho, versão do festival voltada para o público infanto-juvenil. O evento, o principal das comemorações, será realizado na praça João Gomes, centro do município. Os shows são abertos ao público.
Idealizador e fundador, por isso é popularmente apontado no Capão do Leão como “pai do festival”, o secretário de Obras Hugo Alexandre Albuquerque não esconde a satisfação com a paternidade que lhe é atribuída e principalmente pela realização do Levante pelo segundo ano consecutivo.
O festival, ao longo dos últimos 15 anos (a primeira edição foi realizada em 2008), não teve a sequência anual que gostaria de ter visto. E não apenas pela crise sanitária motivada pela pandemia da Covid-19. Algumas administrações, por diferentes motivos, optaram por não promovê-lo. Retomar a periodicidade anual é, para ele, um reconhecimento à importância que o evento tem para o município e para a música gaúcha.
“Até o ano passado, quando voltamos a realizá-lo, já fazia quatro anos que não ocorria, estava praticamente fora do nosso calendário de eventos”, lamenta ele. “Só não fizemos em 2021, em nosso primeiro ano de mandato, em razão da pandemia, era uma demanda forte da comunidade, que sempre reagiu muito bem à realização do Levante”, destaca.
Mas nem só a população leonense responde positivamente ao evento. A comunidade artística e musical ligada à cultura Nativista, igualmente. Albuquerque conta que desde o fim de março, a partir da abertura do prazo para participação, a organização recebeu 424 músicas ao todo, entre a fase local, infanto-juvenil e de fora do município. ”Vieram músicas da Argentina, do Uruguai, de Santa Catarina e do restante do estado, de toda parte, de [Santana do] Livramento, Santa Maria, Bagé, Dom Pedrito, Porto Alegre”, cita.
Trabalho, portanto, não faltou à comissão julgadora (também do Levantinho), formada pelo compositor e intérprete Rui Carlos Ávila, pelo poeta Rômulo Chaves e pela instrumentista Ana Cláudia Rizzo. “Foi uma dificuldade”, conta o idealizador, que acompanhou de perto a triagem feita pelo trio de jurados. “Doeu deixar de fora muitos dos temas que nos foram enviados”, lamenta ele. Sinal, porém, que a qualidade do que o público vai acompanhar na praça João Gomes não será pouca a partir da noite de sexta-feira.
Foram selecionadas para este Levante 19 músicas, entre as etapas local e de fora. Da primeira foram classificadas oito, a serem apresentadas na sexta-feira. Destas, quatro serão escolhidas para a noite seguinte, no sábado (6), quando serão executadas a partir das 20h30 juntamente com as outras concorrentes. Após as apresentações serão anunciados os vencedores. A premiação será em forma de troféus. Mas não apenas. Cada música participante na noite da final terá ajuda de custo de R$ 3 mil.
Já o Levantinho será realizado domingo, com oito músicas inscritas – quatro para crianças de oito a 12 anos e outras quatro para o grupo etário dos 13 aos 17, na mesma estrutura montada na praça João Gomes.
Shows
Além da programação do festival, o Levante contará também com shows de abertura e encerramento. Nesta sexta, a partir das 20h30, após a abertura oficial, apresentação de Rui Carlos Ávila. Vencedor das últimas três Califórnias da Canção Nativa, realizada em Uruguaiana, Fronteira Oeste, Nilton Ferreira terá a incumbência de fechar a primeira noite com chave de ouro. Neste sábado, na final do Levante, o Grupo Camerata abre os trabalhos. Após anúncio dos vencedores, a noite promete levantar o pó na bailanta do Grupo Rodeio.
O 9º Levante da Canção Gaúcha conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), no valor de R$ 265 mil, com contrapartida de 25% do município.
Confira a programação do 9º Levante da Canção Gaúcha
Sexta-feira (5)
20h30 – Abertura oficial e show de
Rui Carlos Ávila
21h30 – Apresentação de oito músicas locais
22h30 – Show de Nilton Ferreira
Sábado (6)
20h30 – Show Grupo Camerata
21h30 – Apresentação Final do Levante
(15 músicas)
23h30 – Show Grupo Rodeio
Domingo (7)
15h30 – 1° Levantinho da Canção Gaúcha (quatro interpretes infantis e quatro juvenis)
16h30 – Alemão Preto
17h30 – As Patroas
19h – Machado e Marcelo do Tchê
21h – Os Saraivas
Local: Praça João Gomes