Capão do Leão: Escola Barão do Arroio Grande completa 95 anos

Escola possui atualmente cerca de 400 alunos distribuídos em três turnos. (Foto: Divulgação)

Uma das mais queridas escolas municipais de Capão do Leão completou 95 anos no dia 28 de fevereiro. Localizada no Centro, antes bairro Teodósio, a escola possui atualmente cerca de 400 alunos distribuídos em três turnos escolares.

O educandário foi fundado em 1928, através do decreto 1677, assinado pelo intendente municipal de Pelotas (cargo público exercido na época, hoje prefeito), Augusto Simões Lopes, que nomeia patrono da escola Francisco Antunes Gomes da Costa, conhecido como Barão do Arroio Grande, que se destacava, na época, perante a sociedade pelotense pela atuação filantrópica.

Em 1953 a escola foi entregue à comunidade. Durante todo esse período foram necessárias várias reformas e ampliações devido ao aumento da demanda escolar. Em 1994, o Conselho Estadual de Educação (CEE) autorizou o funcionamento da 6ª série, denominando-a de Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Barão de Arroio Grande.

Em 1996, o CEE autorizou o funcionamento da 7ª e 8ª série, passando a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Arroio Grande. Em 2007, pela primeira vez, a escola recebe o selo de Escola Solidária, dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por abraçar projetos que envolvem temas da Campanha da Fraternidade, dentre outros, todos direcionados ao bem-estar da comunidade local.

Três diretoras são responsáveis pela coordenação do quadro de funcionários e pelo pleno funcionamento da engrenagem escolar. São elas: Alexandra Ramos Bastos, Luciane Dutra e Isabel Schwartz. Para as três, a prática pedagógica da escola está voltada para projetos multidisciplinares e visa inserir o maior número possível de alunos e pais nas atividades educacionais, estimulando o estudo e apresentando como alternativa para um futuro melhor.

“O município de Capão do Leão, com 40 anos de emancipação política, possui instituições com significativo legado histórico que ilustram sua trajetória de desenvolvimento social e econômico”, afirma a diretora Alexandra, e prossegue: “A Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Arroio Grande figura entre essas instituições que, com seriedade e comprometimento, está voltada para a formação do cidadão, com um novo pensar sobre educação, preocupada com as questões éticas e sociais, interessada numa prática educacional reflexiva e cooperativa”, ressaltou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome