‘Tratoraço’ reforça luta pelo agronegócio gaúcho em Canguçu

O ‘tratoraço’ reflete a insatisfação dos agricultores com a Medida Provisória nº 1.247, que visa solucionar o endividamento do agronegócio gaúcho, mas que tem sido criticada por suas limitações. (Foto: Lylian Santos/JTR)

Em um dia marcado por forte mobilização, o movimento SOS Agro RS realizou seu segundo ‘tratoraço’ em Canguçu, nesta terça-feira (13), reunindo produtores rurais, comerciantes e a população do interior em frente à Câmara de Vereadores para a transmissão ao vivo da audiência pública, em Brasília.

O ‘tratoraço’ reflete a insatisfação dos agricultores com a Medida Provisória nº 1.247, que visa solucionar o endividamento do agronegócio gaúcho, mas que tem sido criticada por suas limitações. A MP impõe restrições sobre quem pode acessar os benefícios oferecidos e detalha os juros, prazos e descontos aplicáveis.

A economia de Canguçu, declarada Capital Nacional da Agricultura Familiar, é fortemente dependente da agricultura, setor que foi devastado por sucessivas crises climáticas, incluindo estiagem seguida por chuvas intensas e enchentes que destruíram até 70% das plantações em algumas áreas. Este cenário ameaça não apenas as condições dos agricultores, mas também a estabilidade econômica de toda a região e em apoio ao movimento, alguns comércios do município fecharam durante a manhã.

Orlando Perlberg Müller, produtor de soja há 40 anos, afirmou que jamais presenciou uma mobilização tão significativa no município. Para ele, o SOS Agro RS representa um marco na luta dos agricultores por condições mais justas e pela sobrevivência do agronegócio.

As manifestações em Canguçu fazem parte de uma mobilização maior que ocorre em diversas regiões do Rio Grande do Sul, mostrando o caráter regional do movimento SOS Agro RS. Município como Pelotas e Arroio Grande também registraram protestos significativos, reforçando a urgência das demandas agrícolas em todo o Estado.

Movimento reuniu produtores rurais, comerciantes e a população do interior em frente à Câmara de Vereadores para a transmissão ao vivo da audiência pública, em Brasília. (Foto: Lylian Santos/JTR)
As manifestações em Canguçu fazem parte de uma mobilização maior que ocorre em diversas regiões do Rio Grande do Sul, mostrando o caráter regional do movimento SOS Agro RS. (Foto: Lylian Santos/JTR)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome