O movimento SOS Agro RS, que vem ganhando força entre os produtores rurais do Estado, organizou mais duas manifestações para esta segunda-feira (12) e também para a terça (13), com mobilização em Canguçu. As ações fazem parte de uma série de protestos visando melhores condições para os agricultores em meio às dificuldades que vêm sendo enfrentadas na região, principalmente após as enchentes de maio.
Desde as primeiras horas da manhã de hoje (12), a concentração de tratores, caminhões e outros veículos ocorreu no trevo do Lacerda, na BR-392, quilômetro 125. Com a mobilização se estendendo ao longo do dia, a expectativa é de que os veículos permaneçam no local até amanhã (13), quando a manifestação ganhará mais força.
A partir das 8h30, a mobilização tomará as ruas da cidade, com veículos se dirigindo ao centro. O ponto alto do protesto está previsto para as 10h, em frente à Câmara de Vereadores, onde os manifestantes assistirão a uma audiência pública transmitida ao vivo de Brasília. Nesta audiência, serão apresentadas emendas com o intuito de melhorar a Medida Provisória que o governo federal já publicou de renegociação de financiamentos.
Com previsão de participação de cerca de 400 veículos, o movimento não envolve apenas os produtores rurais, moradores e comerciantes locais também estão atentos às ações. “Na nossa região, que são cidades pequenas, não tem quase indústrias, a economia dos municípios depende quase exclusivamente da agricultura. Por isso, é tão importante continuarmos na luta para melhorarmos a situação do produtor rural, pois quando o campo vai mal, a cidade também vai mal”, destacou Fabiane Venzke Guimarães, organizadora das manifestações, reforçando o comprometimento do movimento com a causa.