Na quinta-feira (21), o Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (Cetac) sediou a formatura da 2ª turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural. O diretor administrativo da Emater/RS, Vanderlan Vasconselos, acompanhou a solenidade, ao lado da prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach. Concluíram o curso 24 jovens rurais dos municípios de Canguçu, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul, São José do Norte, Turuçu e Rio Grande.
O curso é promovido pela Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio das prefeituras municipais e Sicredi. A partir de agora cada jovem rural deverá implementar o seu projeto produtivo na propriedade da família, com o acompanhamento técnico da Emater/RS-Ascar em cada município.
Vanderlan Vasconselos ressaltou a importância do curso para o desenvolvimento da agricultura e pecuária no Estado. “Nós estamos capacitando as pessoas que vão fazer o futuro. Fiquei muito feliz por isso e quero a Emater de pé e viva, para dar continuidade a esse exemplar trabalho para o nosso Rio Grande do Sul”, afirma.
Raquel Scheunemann Ollermann, de Turuçu, foi uma das jovens que concluiu o curso. “Esse curso serviu para mostrar que estou no caminho certo. Sempre tive certeza disso, que eu estou na minha propriedade fazendo o que eu gosto”, conta. Ela também diz acreditar que todos os participantes se superaram. “Chegamos aqui muito tímidos e tivemos que apresentar trabalho para os coordenadores. Acredito que a gente leva isso para vida, pois aprendemos a nos superar”, afirma.