Fazenda Mato Grande: a expansão do projeto de desenvolvimento da olivocultura em Canguçu

Produto é comercializado em outros países, como Grécia, Itália, Espanha e Estados Unidos. (Foto: Divulgação)

A Fazenda Mato Grande existe em Canguçu desde 2010, momento em que foi iniciado o plantio das oliveiras e noz pecã. Importante atrativo do município em termos de qualidade excepcional na produção de azeites, a marca Verde Louro é conhecida mundialmente.

São 250 hectares de plantio da cultura que abrangem algumas diversidades da planta. A produção atual é de metade dos pomares, isso por conta do tempo de preparo das plantas para começarem a produzir que ocorrem de cinco em cinco anos.

A ideia da comercialização de um produto final com primor elevado surgiu após a família proprietária dos pomares identificar potencial superior nos azeites de Portugal, Espanha e Itália. Após experimentarem, a curiosidade foi despertada e a iniciativa tomou corpo.

Procedimentos realizados na propriedade
A agroindústria da fazenda foi construída dentro do pomar para que assim pudessem realizar todos os procedimentos necessários antes da comercialização do produto. Ainda realizam a colheita, extração e parte comercial.

O azeite de oliva extravirgem passa por procedimentos rigorosos, sendo observados diversos critérios de qualidade em todas as etapas. A qualidade e sabor apresentados se dão por conta dos cuidados que a produção da oliveira recebe.

A Fazenda Mato Grande trabalha com frutos colhidos precocemente, característica que contribui para a qualidade do azeite de oliva, isso porque são ampliados o amargor e sabor picante. Já que após o amadurecimento da fruta, são produzidos azeites menos intensos, como a linha de azeites infantis.

Produção do melhor azeite do mundo
Desde a primeira extração de azeite, em 2016, já começaram a exportação do produto para Grécia, Itália, Espanha e Estados Unidos. Resultado positivo de muito esforço e comprometimento nas produções desenvolvidas no município.

A Verde Louro é uma marca reconhecida em diversas premiações, já tendo medalhas de ouro, sendo classificada entre os melhores produtos do mundo, inclusive sobre sua embalagem exclusiva, que contempla inovação e sofisticação.

Visitações recebidas na propriedade
Canguçu foi escolhido para receber este empreendimento pelo clima que não é um frio tão úmido e a baixa quantidade de chuvas ao longo do ano são fatores que promovem a produção de azeite em excelência. Sem contar que esta região cada vez mais vem se tornando importante produtora de oliveiras.

Por conta do aumento de pessoas que se preocupam com a alimentação saudável, um mercado ainda em expansão que a propriedade já atua é a parte da visitação turística. Isso porque as agências veem adicionando a Fazenda Mato Grande dentre seus roteiros de viagens, assim, possibilitando que diversas pessoas contemplem a qualidade na produção do azeite da Verde Louro.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome