Além de ser destaque na produção de tabaco e na agricultura familiar, Canguçu também é um dos maiores produtores de azeite do Rio Grande do Sul. O município possui clima e solos propensos ao cultivo de oliveiras. Muito além da quantidade, o azeite produzido no município possui diversas certificações internacionais e o “Oscar” do azeite mundial.
Além de agradar o paladar dos mais exigentes consumidores, entre os produtores a satisfação com o produto elaborado no município também é grande. Com área de 4,1 mil hectares, dos quais 100 são utilizados para a produção das azeitonas, na Fazenda Tarumã, localizada na Boa Vista, em Canguçu, a família Capoani é a responsável pela produção dos azeites premiados a cada safra, os azeites Capolivo. A inspiração foi buscada na Itália, terra de origem da família. Recentemente, a produção foi certificada com medalha de prata com a Arbequina e ouro na Koroneiki, concedidos pela London Internacional Olive Oil Competitions.
São cultivadas variedades nobres tais como a grega Koroneiki, as espanholas Arbequina, Arbosana e Picual, a italiana Frantoio, além de Ascolana, Manzanilla e Coratina. No local ainda é possível vivenciar as experiências de trabalho do produto, conhecer detalhes sobre a plantação e a história da dedicação familiar em produzir azeites extra virgens. A empresa recebe visitações turísticas que possibilitam, também degustações e piqueniques. Mais informações podem ser obtidas em https://www.capolivo.com.br/.
A Fazenda Serra dos Tapes também produz azeites de oliva extra virgem de altíssima qualidade. São oferecidas as variedades Arbequina, Koroneiki, Frantoio e Picual, além do Potenza, que recebeu o prêmio Mario Solinas Quality Award, considerado o Oscar dos azeites. Por lá, é possível, conhecer o olival e o lagar, onde são produzidos os azeites Pecora Nera. Além disso, são realizadas visitações turísticas com imersão na cultura do azeite de oliva através da Escola do Azeite. Também é possível saborear as delícias produzidas na fazenda, com o puro azeite de oliva extra virgem e outros alimentos dos produtores locais. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.pecoranera.com.br/.
A Fazenda Mato Grande existe em Canguçu desde 2010, momento em que foi iniciado o plantio das oliveiras e noz pecã. No local são produzidos os azeites extra virgens Verde Louro, com opções das variedades Arbequina, Arbosana, Blend, Koroneiki, Frantoio, Picual, Coratina e versões kids.
São 250 hectares de plantio da cultura que abrangem algumas diversidades da planta. A produção atual é de metade dos pomares, isso por conta do tempo de preparo das plantas para começarem a produzir que ocorrem de cinco em cinco anos. A qualidade é garantida por meio de um processo que abrange colheita precoce, seleção, extração a frio e controle da acidez ao longo do processo.
Todo esse processo garantiu mais de 80 premiações internacionais em diversos países. A última foi a de melhor azeite do mundo com a variedade Arbequina, em 2023, concedido pela Italy Internacional Olive Oil Awards.
A fazenda também está aberta a visitações. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.verdelouroazeites.com.br/.