Canguçu: Aumento na produtividade de soja resulta na ampliação de estocagem em silos no município

(Foto: Divulgação)

Neste ano, o avanço significativo na colheita de soja aconteceu devido ao favorecimento do clima seco que perdurou durante a safra 2020/2021. A produtividade se manteve em alta desde o início do período, superando não somente as expectativas como as necessidades de estocagem.

Além das lavouras, as rodovias se tornaram pequenas para a alta demanda de caminhões em trânsito para descarregamento de grãos. As filas se tornaram rotina entre os locais de armazenamento de soja e escoamento de produção, demanda que impulsionou ainda mais a utilização de silos para estocagem.

Protagonismo canguçuense na Região Sul
Ao lado dos municípios de Arroio Grande, Jaguarão, Pedras Altas, São Lourenço do Sul e Piratini, Canguçu foi um dos responsáveis pelo alto índice de produtividade da soja entre as cidades pertencentes à agricultura familiar.

Armazenamento é realizado para diversas culturas. (Foto: Divulgação)

Também está entre os municípios de maior quantidade plantada de soja da Região Sul. No total, possui cerca de 45 mil hectares plantados da cultura, realidade que vem sendo intensificada ao longo dos anos. Os produtores que costumavam cultivar somente o fumo, estão aderindo ao plantio de soja por conta da valorização do preço da saca.

A unidade da Emater de Canguçu fornece plantas de silos de tijolos e alvenaria aos produtores que desejarem construir em suas propriedades, sendo observado um aumento na procura. A instituição estima que já foram solicitadas cerca de 200 plantas de silagem como essas. Ainda, existem mais outros 200 agricultores que realizaram a aquisição de silos de metal, totalizando 400 silos em propriedades.

A construção deste espaço de armazenamento acarreta na estocagem não somente de soja, mas de outras culturas. “Isso [aumento da procura pelos silos] é muito interessante porque os produtores conseguem ter milho de qualidade durante o ano todo”, observou o extensionista rural da Emater-RS/Ascar, Gerson Buss, afirmando que através da armazenagem os produtores conseguem, em média, de 400 a 500 sacos cada.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome