
Na manhã desta sexta-feira (7), o Jornal Tradição Regional recebeu a visita de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Moreira, de Canguçu. Mais de 30 estudantes conheceram um pouco da rotina do jornal, aprendendo sobre os processos de produção de notícias, diagramação e gravações da JTR TV.
A professora Tanise Stumpf, uma das responsáveis por organizar a visita dos alunos, explicou que a ideia de trazer as turmas da escola surgiu a partir de um projeto de jornal escolar, construído pelos próprios estudantes para homenagear os 166 anos de Canguçu. “Como eu sou professora de Língua Portuguesa, eu gosto de trabalhar com jornal, eu acho que é um meio de comunicação importante e levo para a escola para eles. Eu achei de suma importância que a gente pudesse fazer essa conexão de como é feito a edição desse jornal para que eles então tenham a noção de como fazer o deles”, explica.

Tanise acrescenta que o trabalho ressalta a importância da cultura pomerana para o município e comunidade. “Cada turma tem um tema, então como lá a gente trabalha com a língua pomerana alguns alunos estão escrevendo em pomerano, sobre o casamento pomerano, as festas de confirmação, e tem a ver porque a maior parte da população de Canguçu é pomerana. Então a gente decidiu fazer um jornal do Festival Estudantil da Cultura Alemã e Pomerana, o outro falando dessas festividades e outro sobre o próprio município, de como a gente vive, como a gente se sente enquanto cidadão canguçuense”, completa.

Um dos estudantes que participaram da visita foi Riquelme de Oliveira, de 13 anos. “Eu achei bem interessante o jornal, muito legal e é importante ver como é a cultura do Rio Grande do Sul se espalhando por tudo”, apontou. De tudo que viu, ele afirma ter gostado, principalmente, da área de diagramação e produção audiovisual. “Achei a parte gráfica muito interessante, e também o podcast, eu acho muito legal essas vídeos pro YouTube de podcast de entrevista”, acrescentou.
E foi a parte visual que também encantou Jeremias da Silva, de 11 anos. “Eu gostei muito da visita, achei muito legal, foi um bom dia para eu aprender mais sobre o Jornal Tradição, já conhecia mas não sabia muito mais a fundo, também descobri o local de podcasts e gostei muito do passeio”, disse.
Os alunos puderam levar exemplares da edição desta semana e do especial de aniversário de Canguçu para analisar as produções e tomarem como base para o que estão produzindo. O roteiro em Pelotas ainda incluiu uma visita ao Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto e ao Shopping, onde também foram ao cinema.