Canguçu vive um ano marcado pela intensidade das agendas institucionais e pela aproximação do Legislativo com a comunidade. Presidida pelo vereador Carlos Eduardo Martins (PP), a Câmara Municipal tem ampliado suas atividades e marcado presença em momentos estratégicos para o desenvolvimento e a representação do município.
Audiências públicas e manifestações populares vêm se tornando cada vez mais presentes ao longo do primeiro semestre de 2026 nas atividades do Legislativo canguçuense. Desde o início do ano, o presidente recebeu autoridades de diferentes setores e segmentos da sociedade, tanto públicos quanto privados. A Câmara também participou de inaugurações locais e esteve presente em mobilizações para garantir a precificação justa aos produtores de tabaco de Canguçu.
Entre as ações, também houve iniciativas voltadas à cultura e a temas atuais, com destaque para a realização de uma oitiva com fazedores de cultura e audiências sobre saneamento básico e abastecimento de água, violência contra a mulher, impactos econômicos da estiagem e golpes financeiros contra aposentados.

Aproximação com a comunidade
Em entrevista ao JTR, o presidente Carlos Eduardo Martins (PP) afirmou que o objetivo da gestão tem sido ampliar a participação da comunidade nas decisões do município.
“Acreditamos que, para construirmos um Canguçu melhor para todos, precisamos da participação ativa e das ideias de cada um”, defende.
Sobre as principais ações e avanços realizados neste ano, o presidente ressaltou a valorização do trabalho das comissões permanentes e temporárias e a garantia de liberdade de atuação dos colegas vereadores: “Assegurando assim, que cada membro do Legislativo possa exercer seu mandato com independência e sem cerceamento, a gestão fomenta um ambiente de debate democrático e construtivo. Essa liberdade é crucial para que os vereadores possam fiscalizar o Executivo, apresentar proposições e representar os anseios de seus eleitores de forma efetiva”, afirma.
Quanto aos desafios que marcaram o período, o chefe do Legislativo lembrou a atuação diante de diferentes formas de pensamento. “A complexidade inerente à articulação de diferentes visões e à coordenação de múltiplas tarefas, característica do ambiente legislativo, naturalmente impôs a necessidade de um esforço concentrado para harmonizar as ações”, destaca.
Apesar das dificuldades, ele destacou que a condução dos trabalhos tem relação direta com a atuação da equipe técnica atual.
“Pode ser diretamente atribuída à qualidade da equipe de profissionais que compõem o Legislativo atualmente. A presença de colaboradores excelentes e altamente comprometidos com o desenvolvimento das atividades da Casa tem sido um fator decisivo”, comenta.

Próximos passos
Em relação ao futuro, o presidente afirmou que deseja continuar fortalecendo o Legislativo e aproximando-se cada vez mais das comunidades do interior. “Continuaremos firmes com o nosso trabalho de ‘interiorização’, que é basicamente a nossa forma de fazer com que o Legislativo vá até os distritos. Essa iniciativa é fundamental para promover uma maior participação da comunidade, levando a Câmara para mais perto dos cidadãos e permitindo que as pessoas apresentem suas demandas e sugestões diretamente aos seus representantes”.
Martins ainda adiantou a realização de uma sessão solene inclusiva, ainda sem data definida: “A ideia central é criar um espaço onde a diversidade da nossa comunidade seja celebrada e tenha sua voz amplificada”.




