Canguçu: Um encontro de gerações da família Oliveira

Encontro reuniu mais de 70 pessoas, incluindo dois dos 13 filhos de Ataídes e Esperança. (Foto: Arquivo Pessoal)

No último sábado (5), ocorreu o 1º Encontro dos Primos da Família Oliveira, descendentes de Ataídes de Oliveira, conhecido como “Vô Santo”, e Esperança dos Santos Almeida.
A emoção já esteve desde as primeiras horas da manhã, com a chegada de cada “primo” com suas famílias. Na ocasião, muitas histórias, lembranças, trajetórias, e apresentações pautaram o encontro.

Ao todo, foram mais de 70 pessoas reunidas, incluindo dois, dos três irmãos ainda vivos, dos 13 filhos que tiveram o casal Ataídes e Esperança. A história começa quando Inácio Francisco de Oliveira, avô de Ataídes veio do Departamento de Tacuarembó, no Uruguai, no final do século XIX. Ele já tinha filhos uruguaios e também constituiu família no Brasil.

Entre os filhos que ficaram no Uruguai estava Maximiano, que também cruzou a fronteira com pequenos. Um deles era Ataídes, cujos descendentes se reuniram no encontro.

“Foi um momento único e compensador, que na verdade já deveria ter acontecido desta forma, mas deixamos passar pelo nosso ritmo de vida tão corrido. Somente quando acontece é que a gente percebe a importância de nos reunirmos em momentos de alegria, felizes em confraternização e não somente em momentos de perdas”, disse Claudiomar Pinto de Oliveira, organizador do evento e neto de Ataídes e Esperança.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome