Práticas de incentivo ao turismo estão sendo desenvolvidas nos últimos anos em Canguçu por meio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Pensando em ampliar o viés turístico no município, foi elaborado um plano que estabelece rotas e possíveis destinos a serem procurados pelos visitantes.
A iniciativa conta com o apoio do Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Canguçu (Prodel) e prevê acesso aos visitantes bem como os moradores que poderão conhecer e prestigiar as belezas canguçuenses.
Rota cicloturística
Dentre as ações, uma novidade promete movimentar o ramo. Nos últimos dias, foi implementada uma rota guiada de cicloturismo, chamada Caminhos da Colônia. O percurso contempla diferentes locais que variam entre 40km a 60km de extensão e pode ser conferido no site www.cangucu.rs.gov.br/roteiros.
Os percursos podem ser realizados nos seis dias de programação, mas também em dois dias ou até mesmo em um único dia. Os seis roteiros têm saída da praça em direção às principais paisagens da cidade, iniciando pela localidade Glória, onde serão contemplados com a experiência de vida na agricultura familiar, produção de frutas e hortaliças.
O percurso passa pela Propriedade Vida na Terra, onde os visitantes serão contemplados com informações sobre a agroindústria familiar e produção agroecológicas. Os turistas ainda poderão contemplar a Rampa de Voo Livre e Propriedade Martimar, locais onde acontecem os cafés coloniais e conhecem sobre a criação de animais diversos.
As paisagens contemplativas estão por todos os lados. Um dos locais de mais fácil acesso é a rota que passa pela Coxilha dos Cunhas, isso porque o ciclista não tem grandes dificuldades por conta das estradas serem planas. Na sequência, passarão pelas produções de fumo na Florida até o Parque Aquático Campesque que possui cabanas de estadias.
Em seguida, passarão pelo Herval, conhecendo uma venda à moda antiga e todos os elementos da cultura alemã. Os ciclistas irão seguir em direção à Costa do Arroio Grande, onde as montanhas são o foco principal, juntamente com os possíveis banhos de arroio.
Para encerrar, enfrentarão um caminho típico do município, subidas e descidas em sequência. Além disso, poderão presenciar, mais uma vez, as vivências da agricultura familiar.
Fomento econômico ao município
As placas colocadas em diversos locais servirão para conduzir os visitantes. Com lançamento previsto para este mês, o projeto é mais uma forma de fomento a economia local, já que os ciclistas necessitam de serviços turísticos, como hospedagem e alimentação.
Conforme informado pelo setor responsável, é importante neste momento que as comunidades pertencentes façam parte deste pensamento coletivo, já que outros novos empreendimentos poderão ser possíveis, no meio rural, a partir desta ideia.
Deste modo, as rotas cicloturísticas tendem a viabilizar um fomento na economia local, uma vez que os ciclistas precisarão de serviços diversos que o município poderá oferecer. Além do destaque na imprensa ao turismo local, que na prática, aumentam ainda mais as possibilidades de ampliação no número de visitantes.
Perspectivas turísticas
A ideia, conforme informado, possui um diferencial turístico em relação à abrangência, que contempla uma grande diversidade de culturas existentes no município. É possível observar pelo trajeto a agricultura familiar, práticas de agroecologia, olivais, produção pecuária, igrejas, comunidades quilombolas, construções típicas pomeranas, arroios e moinhos.
O setor ainda conta com Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Canguçu (Prodel Canguçu) como parceiro, além de consultores de renome no ramo de cicloturismo, Associação Comercial de Canguçu (ACICAN), Emater e Prefeitura Municipal.
Uma forma da comunidade contribuir com a iniciativa é comunicando qualquer depredação das placas à Prefeitura através do telefone (53) 3252-4199 ou pelos canais de Ouvidoria.