Professores de alunos com deficiência ou espectro autista terão acesso a cursos de qualificação gratuitos em Canguçu

Vereador Luciano Bertinetti é autor da proposta (Foto: Felipe Madeira/JTR)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Na última sessão, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei que cria o Programa de Qualificação do Magistério e a Assistência Especial de Apoio Educacional na rede municipal de ensino.

De autoria do vereador Luciano Bertinetti (MDB), a lei exige que a Secretaria de Educação promova o acesso a cursos de capacitação à atividade de assistência especial de apoio educacional aos professores da rede municipal que tiverem alunos com espectro autista, comorbidades e outras deficiências de natureza, sensorial, intelectual e física.

“Esta lei busca garantir um melhor atendimento para os alunos que apresentam necessidades de apoio às atividades pedagógicas e escolares, seja na comunicação, na interação social, na locomoção, alimentação, higiene e evolução comportamental”, explica o vereador.

A lei garante ainda que, dependendo da situação, o acesso aos cursos possa ser estendido aos pais. Todas as escolas municipais ficam obrigadas a informar anualmente a Secretaria de Educação a existência de alunos que tenham sido diagnosticados com transtorno do espectro autista, comorbidades e outras deficiências, mesmo que de grau leve ou ainda que não necessitem da assistência especial.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome