A campanha Novembro Azul remete aos cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.
De acordo com o Ministério da Saúde no Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%.
Em Arroio Grande está sendo preparada uma programação, através do gabinete do vereador Vandré Vieira (PP), que busca promover debates e ações de conscientização junto a comunidade.
Programação:
Dia 1º
10h: Abertura Novembro Azul
Local: Gabinete do Prefeito Municipal
Dia 5 Palestra “Câncer de Próstata” com o vice-prefeito Dr. Ivan Guevara Local: Firma Cofco Intel
Dia 9
A partir das 7h: Exame de rotina a cargo do técnico de Enfermagem Vandré Vieira e colaboradores
Panfletagem do grupo de amigos do Novembro Azul
Local: Clínica Uruguai e Sinaleira Central
Caravana Doe Sangue (Doação de Sangue na cidade de Pelotas- Hemopel – saída da Policlínica às 7h, com 23 lugares)
Dia 14
A partir das 7h: Exames de rotina e panfletagem Local: Santa Isabel
Dia 19
11h: Roda de conversa sobre o câncer de próstata com participação do técnico de Enfermagem Vandré Vieira e convidados
Local: Rádio Difusora
Dia 23
Caravana Doe Sangue (Doação de Sangue na cidade de Pelotas- Hemopel – Saída da Policlínica às 7h, com 23 lugares)
Dia 25
9h: Palestra com o tema “A importância da Doação de Sangue”, a cargo do Hemopel Local: Câmara de Vereadores
Dia 29
17h30: Palestra sobre a saúde do homem a cargo da Secretaria Municipal da Saúde
Local: Centro de Convivência do Idoso
Dia 30
10h: Balanço do Novembro Azul 2019 na Rádio Stúdio FM com o técnico de Enfermagem Vandré Vieira e enfermeira Márcia Webler