Arroio Grande: Projeto entrega cerca de 20 habitações para agricultores familiares

Chalés pré-moldados são adquiridos pelos agricultores e assalariados rurais sócios da entidade (Foto: Divulgação)

Em 2002, foi criada a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf) e através desse projeto, foi possível ofertar a construção e melhorias de residências, levando mais qualidade de vida para os agricultores familiares.

No município de Arroio Grande, algumas famílias de produtores foram beneficiadas, no entanto, depois de alguns anos a Coohaf deixou de captar recursos, o que inviabilizou a continuação das construções. Entendendo a necessidade e a importância dessa pauta, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande e Jaguarão começou a desenvolver um projeto para aquisição de chalés pré-moldados aos agricultores e assalariados rurais sócios da entidade. Por meio de uma parceria com a empresa Real Construtora – que é responsável pela construção dos chalés – já foram entregues cerca de 20 habitações aos sócios que aderiram ao sistema habitacional.

O último beneficiado para receber a casa pronta na propriedade foi o senhor Carlos Edinei Horner Oliveira, que tem na pecuária familiar sua principal fonte de renda e que já havia sido contemplado em 2014 pelo projeto Minha Casa, Minha Vida Rural, mas o programa foi extinto por não receber recursos.

“Sou sócio do sindicato há muitos anos, então busco sempre estar informado sobre as promoções e projetos que a entidade promove. Quando fui informado que havia esse projeto de habitação rural, para mim foi muito importante, já que em um momento de crise que atravessamos, através dessa iniciativa tive a oportunidade de construir a casa própria, com facilidade de pagamento através de um parcelamento viável”, declara Oliveira.

A habitação rural configura-se como instrumento para o aumento da qualidade de vida dos agricultores. A casa construída ou reformada transforma-se na realização de um sonho, em nova perspectiva de vida, por isso tem sido uma das bandeiras levantadas pelo sindicato.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome