Dentro do balanço do trabalho apresentado pelos secretários municipais de Arroio Grande nesses últimos 11 meses de governo, foi realizada uma entrevista com o responsável pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Muñoz.
À frente do cargo desde 2019, Muñoz destaca que as últimas gestões estão “pagando a conta” por irregularidades e pela falta de planejamento, principalmente no que diz respeito à situação dos loteamentos. Como forma de solucionar a questão, busca manter um cronograma financeiro e físico que obedece junto ao Ministério Público para remodelar a estrutura.
Segundo ele, pensar a cidade para o futuro é o grande desafio que vem sendo executado e, para isso, busca-se um trabalho integrado com as demais secretarias, viabilizando a captação de recursos. O maior desafio colocado pelo secretário, diz respeito a funcionalidade da pasta, que carece de um número maior de funcionários para se somarem à equipe, o que compromete, de certo modo, a fiscalização na parte de obras e do cumprimento do código de obras e posturas, pontos considerados essenciais para o entendimento da comunidade quanto ao processo de desenvolvimento dos espaços físicos do município em concordância com a lei.
Muñoz aponta que a organização no planejamento dos projetos tem facilitado a captação de recursos e cita algumas obras que estão sendo projetadas, como a revitalização dos acessos ao município, a continuação das melhorias do projeto de infraestrutura do aeródromo municipal, já com 13 hangares sendo reservados por empresas que desejam utilizar a estrutura.
Algumas obras estão em fase de projeto, como a reforma da Praça Getúlio Vargas, construção da Praça do Ginásio Municipal Gita, revitalização da avenida Nossa Senhora da Graça e avenida Maria Pereira das Neves, Praças e Parque Verde, projeto de reforma da Policlínica, melhorias na iluminação pública, construção de faixas elevadas e a revitalização do Balneário da Ponte, com a construção de uma passagem molhada, como alternativa de trafegabilidade para a reforma da Ponte Carlos Barbosa. Dentre as que estão em execução, são destaques as obras de reforma do Pronto Atendimento Municipal e a revitalização da Orla de Santa Isabel.
Mesmo sendo uma Secretaria que oferta trabalho técnico dentro da gestão, ele aponta que alguns serviços são ligados diretamente à comunidade, como o Cadastro Imobiliário, que possui informações descritivas das propriedades imobiliárias públicas e particulares do município, regularização de obras e zoneamento para empresas que desejam se instalar na cidade.
Já na parte de Obras e Posturas, é feita a fiscalização de terrenos sujos, apreensão de animais, regularização de obras e obstrução do passeio. “A satisfação de ver um obra planejada sendo concluída é imensa, principalmente ao ver os benefícios refletidos junto à comunidade”, declarou Muñoz.