Uma reunião realizada na manhã da última terça-feira (17), envolvendo o prefeito, Ivan Guevara (Progressistas), o secretário de Saúde, João Carlos Caldeira, o secretário de Agricultura, Fernando Mattos e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande e Vereador, João Cezar Larrosa e produtores de leite representantes da Cooperativa Mista de Arroio Grande (Coopearg), buscou apontar definições em relação ao futuro da Agroindústria construída para o processamento de derivados de leite.
Arroio Grande possui uma estrutura que está 70% pronta, em um projeto que quando concluído representará um avanço para o setor leiteiro do município e uma grande conquista para a comunidade. Diante do cenário enfrentado de inviabilidade econômica para a manutenção da produção de leite, umas das alternativas apresentada pelos produtores junto ao Executivo Municipal é de a estrutura da agroindústria ser utilizada como um entreposto, ou seja, utilizar o local para o armazenamento do leite produzido no município. A expectativa é facilitar a comercialização e o transporte do leite que é vendido para as indústrias de laticínios que atualmente precisam se deslocar até as propriedades.
De acordo com Mattos, o Executivo Municipal é favorável à decisão, uma vez que se optar pelo entreposto, representaria um incremento na renda dos produtores e a manutenção na atividade que vem sofrendo desvalorização ao longo dos anos. Dessa forma, o recurso para a conclusão da agroindústria, seria captado junto às empresas de laticínios. Após a reunião no Gabinete do prefeito Ivan Guevara, ficou definido pelo presidente da Coopearg, Igor Larrosa que será realizada uma nova reunião com os produtores cooperados na próxima terça-feira (24) às 14hs no Centro de Cultura Basílio Conceição para definir a pauta. Atualmente a Coopearg conta com mais de 60 produtores associados.