Em reunião, Executivo Municipal de Arroio Grande e COE pautam medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19

Executivo Municipal se reuniu com os membros do Comitê de Operações Emergenciais na manhã desta sexta-feira (28). (Foto: Rafael Viana/JTR)

Diante do aumento de casos de Covid-19 registrados em nossa região e com o status do sistema de alerta colocado pelo Governo do Estado, o Executivo Municipal se reuniu com os membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) na manhã desta sexta-feira (28), para discutir medidas restritivas que deverão ser adotadas no município, seguindo o modelo adotado pela região. Uma das preocupações levantadas durante a reunião, foi com as novas variações do vírus que tem elevado o nível de alerta dos gestores municipais e profissionais da área da saúde. Arroio Grande vem registrando um aumento no número de casos ativos, atualmente com 91 positivos. Um novo decreto deverá ser emitido após reunião envolvendo os municípios da Azonasul. 

Entenda o Sistema 3As:
O Sistema 3As de Monitoramento utiliza dados epidemiológicos e de acompanhamento do sistema de saúde para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores. Esse novo sistema de monitoramento utiliza três indicadores de decisão, os “3 As”: AvisoAlerta e Ação.

Aumenta-se a responsabilidade e a participação dos municípios, que poderão definir protocolos que atendam ao equilíbrio entre a responsabilidade sanitária e o desenvolvimento econômico, sempre com a supervisão do Governo do Estado e respeitando os protocolos Gerais Obrigatórios e os Obrigatórios por Atividade, com  incidência em todo o RS.

Regionalização
Os municípios permanecem agrupados em 30 Regiões de Saúde, com base nos hospitais de referência para leitos de UTI, totalizando 21 Regiões Covid e 7 Macrorregiões.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome